Entenda a importância da prevenção para a detecção precoce do câncer de mama | TVCARUARU.com Mobile Television Network

Número de mamografias apresentou queda durante a pandemia; especialista do Hospital São Camilo SP indica alguns sinais de atenção à mama   O câncer de mama é o tipo de maior incidência entre as mulheres em todo o mundo, superando o de pulmão, um cenári...

câncer, mama, seios

Entenda a importância da prevenção para a detecção precoce do câncer de mama

Publicado por: Redação
04/11/2021 19:28:14
Cortesia Pexels/iStock
Cortesia Pexels/iStock

Número de mamografias apresentou queda durante a pandemia; especialista do Hospital São Camilo SP indica alguns sinais de atenção à mama

 

O câncer de mama é o tipo de maior incidência entre as mulheres em todo o mundo, superando o de pulmão, um cenário que se confirma também no Brasil. De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), a cada três anos, estima-se mais de 66 mil novos casos da doença no País.



Com o prolongamento da pandemia de Covid-19 e a redução da procura, por parte das mulheres, pelos exames de rotina, especialistas alertam para a importância da prevenção para o diagnóstico precoce da doença, além da adoção de hábitos saudáveis.



Conforme levantamento realizado pela Revista de Saúde Pública, entre 2019 e 2020, o número de mamografias teve queda em torno de 42%, indicando que uma importante parcela da população pode ter deixado de diagnosticar a doença neste período.

 

As razões para que o câncer de mama tenha se tornado de maior incidência também podem estar relacionadas a fatores sociais, como a maternidade cada vez mais tardia, ou ainda a outras situações como sedentarismo, consumo excessivo de álcool e dietas inadequadas.



A mastologista da São Camilo, Dra. Heliégina Palmieris destaca que a doença pode ocorrer em qualquer idade, indicando alguns sinais mais comuns de atenção à mama. “Devemos ficar atentas a qualquer nódulo endurecido ou fixo na mama ou axilas, vermelhidão ou feridas da pele da mama e alterações nos mamilos (inversão súbita e saída de líquidos)”, explica.



Para a médica, detectar e tratar doenças, incluindo patologias crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade, é de extrema importância. Dra. Heliégina ressalta também que é fundamental realizar exames de imagem (mamografia e ultrassom das mamas) periodicamente, além de manter o hábito do autoexame.

 

“Embora não substitua a necessidade dos exames preventivos anuais, o autoconhecimento do próprio corpo ajuda a paciente a identificar mudanças importantes”, recomenda.

 

Em 2019, Marisa, 48 anos, recebeu o diagnóstico de câncer de mama em estágio mais avançado. O autoexame foi o alerta de que algo estava errado com seu corpo. “Um dia senti algo estranho no peito e ele estava muito inchado. Procurei o posto de saúde, onde realizo meus exames preventivos, e fui encaminhada para o especialista na hora”, conta a paciente, que realiza seu tratamento no São Camilo Oncologia.



Devido ao seu quadro, Marisa passou por uma mastectomia radical, ou seja, quando há a retirada total da mama. Apesar de não ter conseguido identificar o nódulo no começo, a paciente vem sendo acompanhada em todas as etapas, ampliando as chances de cura.



Tratamentos

A médica esclarece que o tratamento do câncer de mama é individualizado, considerando principalmente o tipo tumoral e histórico clínico de cada paciente, ressaltando que o diagnóstico precoce proporciona tratamentos menos agressivos.



“Em algumas situações, quando a paciente apresenta comorbidades importantes que impossibilitem a cirurgia, o tratamento poderá ser feito com terapias menos agressivas, porém eficazes. De qualquer forma, a decisão sobre o tratamento mais adequado será definida entre o médico e a paciente”, frisa.



Para Marisa, seguir o tratamento corretamente é uma manifestação de amor. “Cuidar da saúde, para mim, é uma forma de me amar e de pensar nas pessoas que amo. Eu quero estar viva para ver as conquistas dos meus filhos, quero estar com eles o máximo de tempo que eu puder.



A Rede São Camilo SP conta com centros de diagnósticos em suas unidades, além de equipes especializadas, permitindo que as pacientes façam as consultas médicas e realizem os exames necessários num único local. O fluxo de atendimento estabelecido garante que todas as pessoas sejam atendidas de forma segura, evitando o contato com casos suspeitos ou confirmados para a Covid-19.



Sobre 

As Unidades da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo prestam atendimentos de emergência e eletivos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade e transplantes de medula óssea.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Comentários