Tratamentos estéticos: conheça os 5 procedimentos mais procurados e seus benefícios

Publicado por: Editor Feed News
14/09/2021 18:34:52
Exibições: 212
Cortesia Pixabay
Cortesia Pixabay

Especialista aponta quais são as terapias mais comuns do mercado e por quê suas vantagens vão muito além da beleza


São Paulo, setembro de 2021 – São notáveis os avanços alcançados pelos tratamentos estéticos nas últimas duas décadas. Procedimentos como a aplicação de botox, peeling, resurfacing a laser, dermoabrasão, preenchedores dérmicos e depilações definitivas, que já foram considerados terapias arriscadas ou voltadas somente para o mercado de luxo, hoje se tornaram populares e acessíveis para quem quiser investir na aparência pessoal.

 

Com crescimento de 5,7% no primeiro quadrimestre de 2021 - de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético -, o setor tem conquistado adeptos inclusive entre aqueles que buscam benefícios à saúde. “As terapias de estética muitas vezes podem apresentar resultados que vão muito além da beleza física, podendo promover melhora na autoestima, bem-estar e qualidade de vida”, explica Alline Vasconcellos Alves Peral, professora do curso de Fisioterapia e Tecnologia em Estética e Cosmética da Faculdade Santa Marcelina e fisioterapeuta especialista em estética, cosmética e dermatologia funcional.

 

“Hoje, os tratamentos estéticos são procurados por todo tipo de público, que não almejam apenas melhora da aparência física. Esse tipo de procedimento pode ser necessário e indicado em diversos momentos e em todas as faixas etárias, para quem busca beleza, saúde e bem-estar”, completa.

 

As terapias são diversas, assim como suas vantagens. Por isso, com a ajuda da professora Alline, listamos aqui os principais tratamentos estéticos disponíveis no mercado e seus benefícios.

 

Drenagem linfática

A drenagem linfática é uma técnica manual com movimentos lentos e suaves, como uma massagem. “Esse tratamento tem como objetivo aumentar o volume e a velocidade da linfa que vai ser transportada pelos vasos linfáticos, auxiliando na eliminação de toxinas e excessos de líquidos do organismo”, indica a professora. “O recurso, que traz benefícios estéticos, como melhora da celulite e a diminuição de edemas em casos de pós-operatórios, também promove relaxamento e aumento da imunidade”.

 

Massagem modeladora

Essa é uma técnica manual onde se utiliza manobras vigorosas com cremes para favorecer a circulação e oxigenação dos tecidos. A massagem auxilia na modelagem corporal, especialmente quando associada à boa alimentação e atividade física.

 

“No entanto, é importante ressaltar que o tratamento não pode gerar desconforto nem hematomas. Se for o caso, questione sua profissional”, avisa Alline.

 

Limpeza de pele

A limpeza de pele é um tratamento que pode ser indicado mensalmente para remoção de sujidades da pele e também como preparo para outros procedimentos. “Esse é o tratamento de estética mais comum do mundo. Ele desobstrui os poros e melhora a capacidade de absorção da pele”, relata.

 

Fototerapia

Se chama fototerapia a utilização de luzes para tratamentos tanto estéticos, quanto reparadores, inclusive com benefícios expressivos em processos inflamatórios e fechamento de feridas. “A exposição da área afetada à luz ultravioleta suprime o sistema imunológico, o que auxilia na redução de processos inflamatórios”, esclarece Alline.

 

Microagulhamento

Esse é um procedimento realizado com micro agulhas para estimulação de colágeno e permeação de ativos. Pode ser feito para disfunções estéticas como manchas, estrias, rejuvenescimento e reparação de cicatrizes.

 

No entanto, a professora lembra que todos os tratamentos têm seus determinados objetivos e indicações e só devem ser feitos de maneira correta para se evitar intercorrências. “É muito importante que o paciente se certifique que a clínica tem profissionais habilitados e usa equipamentos calibrados e com devido registro”, finaliza.

 

Sobre a Faculdade Santa Marcelina

A Faculdade Santa Marcelina é uma instituição mantida pela Associação Santa Marcelina – ASM, fundada em 1º de janeiro de 1915 como entidade filantrópica. 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados