Um dia voce ja foi assim, felizmente não te mataram!

Publicado por: Editor Feed News
04/09/2021 16:04:59
Exibições: 67
Cortesia Pixabay
Cortesia Pixabay

A ciência pode observar essas várias fases do desenvolvimento fetal, mas não pode determinar quando a vida humana começa

 

Uma lei do Texas que visa eliminar quase todos os abortos no estado faz parte de um movimento nacional de longa data para restringir o direito ao aborto. A lei do Texas entrou em vigor em 1º de setembro de 2021 e limita severamente o direito de fazer um aborto naquele estado.

 

Mas o movimento antiaborto visa mais amplamente do que apenas o Texas e aposta fortemente em um caso que deverá ser discutido neste outono na Suprema Corte dos Estados Unidos, conhecido como Dobbs vs. Jackson Women's Health Organization . Nesse caso, o estado do Mississippi está pedindo à Suprema Corte para decidir sobre a constitucionalidade de qualquer tipo de proibição de abortos eletivos antes que o feto seja viável fora do útero. Se o tribunal decidir que esse tipo de proibição é inconstitucional, isso anularia a decisão de longa data no caso Roe v. Wade de que as mulheres têm o direito de fazer um aborto.

 

Uma ação recente feita por um amigo do tribunal nesse caso afirma implicitamente que a biologia - e, portanto, os biólogos - pode dizer quando a vida humana começa. O processo prossegue afirmando explicitamente que a vasta maioria dos biólogos concorda sobre qual ponto específico no desenvolvimento fetal realmente marca o início de uma vida humana.

 

Nenhuma dessas afirmações é verdadeira.

O papel da ciência

Como biólogo e filósofo , tenho observado jogadores no debate nacional sobre o aborto fazerem afirmações sobre a biologia por muitos anos.

 

Os oponentes dos direitos ao aborto sabem que os americanos têm valores e crenças religiosas muito diferentes sobre o aborto e a proteção da vida humana. Então, eles procuram usar a ciência como um padrão absoluto em qualquer discussão sobre a constitucionalidade do aborto, estabelecendo uma definição de vida humana que eles esperam ser imune a qualquer contra-argumento.

 

Embora possivelmente bem-intencionado, esse apelo à autoridade científica e às evidências sobre as discussões sobre os valores das pessoas é baseado em raciocínios falhos. Filósofos como o falecido Bernard Williams há muito apontam que entender o que é ser humano requer muito mais do que biologia . E os cientistas não conseguem estabelecer quando uma célula fertilizada, embrião ou feto se torna um ser humano.

 

Afirmações políticas sobre a ciência

Figuras públicas têm, nos últimos anos, afirmado de forma proeminente que o conhecimento científico sobre o tema da vida humana é definitivo.

 

Em 2012, por exemplo, o ex-governador do Arkansas Mike Huckabee, que estava concorrendo à presidência, afirmou no “The Daily Show with Jon Stewart:” Biologicamente, a vida começa na concepção . Isso é irrefutável do ponto de vista biológico. “

 

Da mesma forma, em sua candidatura presidencial de 2015, o senador da Flórida Marco Rubio declarou: “ Eu acredito que a ciência é clara ... quando há a concepção de que essa é uma vida humana nos estágios iniciais de seu desenvolvimento”.

 

O exemplo mais recente dessa reivindicação está naquele amicus brief apresentado à Suprema Corte no caso do Mississippi.

 

O briefing, coordenado por um estudante de pós-graduação em desenvolvimento humano comparativo da Universidade de Chicago, Steven Andrew Jacobs, é baseado em uma pesquisa problemática conduzida por Jacobs. Ele agora busca colocá-lo em registro público para influenciar a lei dos Estados Unidos.

 

Primeiro, Jacobs realizou uma pesquisa, supostamente representativa de todos os americanos, procurando participantes em potencial no mercado de crowdsourcing Amazon Mechanical Turk e aceitando todos os 2.979 entrevistados que concordaram em participar. Ele descobriu que a maioria desses entrevistados confia nos biólogos sobre os outros - incluindo líderes religiosos, eleitores, filósofos e juízes da Suprema Corte - para determinar quando a vida humana começa.

 

Em seguida, ele enviou 62.469 biólogos que puderam ser identificados no corpo docente institucional e listas de pesquisadores uma pesquisa separada, oferecendo várias opções de quando, biologicamente, a vida humana poderia começar. Ele obteve 5.502 respostas; 95% dos entrevistados auto-selecionados disseram que a vida começou na fertilização, quando o espermatozóide e o óvulo se fundem para formar um zigoto unicelular.

 

Esse resultado não é um método de pesquisa adequado e não tem qualquer peso estatístico ou científico. É como perguntar a 100 pessoas sobre seu esporte favorito, descobrir que apenas os 37 fãs de futebol se preocuparam em responder e declarar que 100% dos americanos amam futebol.

 

No final, apenas 70 daqueles mais de 60.000 biólogos apoiaram o argumento legal de Jacobs o suficiente para assinar o amicus brief, que é um argumento complementar ao caso principal. Isso pode muito bem ser porque não há consenso científico sobre a questão de quando a vida humana realmente começa, nem acordo de que é uma questão que os biólogos podem responder usando sua ciência.

 

Uma imagem de um feto
 
Um feto humano com seis a sete semanas de gestação. lunarcaustic via Flickr , CC BY

 

Várias opções possíveis

Scott Gilbert , o Howard A. Schneiderman Professor emérito de Biologia no Swarthmore College, é o autor do livro padrão de biologia do desenvolvimento. Ele identificou até cinco estágios de desenvolvimento que, de uma perspectiva biológica, são todos pontos de início plausíveis para a vida humana. A biologia, como a ciência a conhece agora, pode distinguir esses estágios, mas não pode determinar em qual deles a vida começa.

 

O primeiro desses estágios é a fertilização no ducto do ovo, quando um zigoto é formado com todo o material genético humano. Mas quase todas as células do corpo de cada pessoa contêm a sequência completa de DNA dessa pessoa . Se o material genético sozinho cria um ser humano em potencial, então, quando eliminamos células da pele - como fazemos o tempo todo - estaremos separando seres humanos em potencial.

 

O segundo estágio plausível é chamado de gastrulação, que acontece cerca de duas semanas após a fertilização. Nesse ponto, o embrião perde a capacidade de formar gêmeos idênticos - ou trigêmeos ou mais. O embrião, portanto, torna-se um indivíduo biológico, mas não necessariamente um indivíduo humano.

 

O terceiro estágio possível é entre 24 e 27 semanas de gravidez, quando o padrão característico de ondas cerebrais específicas do ser humano emerge no cérebro do feto . O desaparecimento desse padrão faz parte do padrão legal para morte humana ; por simetria, talvez sua aparência pudesse ser tomada para marcar o início da vida humana.

 

A quarta fase possível, que é endossada na decisão Roe v. Wade que legaliza o aborto nos Estados Unidos, é a viabilidade, quando um feto normalmente se torna viável fora do útero com a ajuda da tecnologia médica disponível. Com a tecnologia que temos hoje, esse estágio é alcançado em cerca de 24 semanas .

 

A possibilidade final é o próprio nascimento.

O ponto geral é que a biologia não determina quando a vida humana começa. É uma pergunta que só pode ser respondida apelando para nossos valores, examinando o que consideramos ser humano.

 

Talvez os biólogos do futuro aprendam mais. Até então, quando a vida humana começa durante o desenvolvimento fetal, é uma questão para filósofos e teólogos. E as políticas baseadas em uma resposta a essa pergunta permanecerão com os políticos - e juízes.

 

Por 

Professor de Filosofia e Biologia Integrativa, The University of Texas em Austin College of Liberal Arts

Originalmente Publicado por: The Conversation

 

 

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados