Covid-19: MPF vai fiscalizar gastos de recursos federais em Recife | TVCARUARU.com 100% Internet

Segundo MPF, a capital pernambucana e organizações sociais de saúde locais cometeram diversas irregularidades na disponibilização de dados no Portal da Transparência   O Ministério Público Federal (MPF) vai fiscalizar o uso dos recursos federais destin...

noticias, reportagens, jornalismo, video, documentario, reportagens, artigos

Covid-19: MPF vai fiscalizar gastos de recursos federais em Recife

Publicado por: Redação
26/04/2021 17:46:06
Agencia Brasil
Agencia Brasil

Segundo MPF, a capital pernambucana e organizações sociais de saúde locais cometeram diversas irregularidades na disponibilização de dados no Portal da Transparência

 

O Ministério Público Federal (MPF) vai fiscalizar o uso dos recursos federais destinados ao combate da pandemia da Covid-19 em Recife. De início, o MPF recorreu e conseguiu anular, nesta quinta (22), decisão da 10º Vara Federal de Pernambuco, que alegava ausência de interesse do próprio ministério na fiscalização dos repasses.


 
Além disso, como Recife já é alvo de fiscalização pela Corregedoria-Geral da União, a justiça pernambucana julgava o pedido do MPF descabido, o que também foi derrubado nesta quinta-feira (22) pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região. De acordo com o MPF, a capital pernambucana cometeu diversas irregularidades em relação à disponibilização de dados sobre o combate à pandemia no Portal da Transparência.


 
O MPF alega que Recife não disponibilizou a íntegra das dispensas de licitação e de contratos relacionados à pandemia, o que viola o princípio da publicidade dos atos públicos, previsto na Constituição Federal. Além disso, o município e algumas organizações de saúde locais teriam omitido dados essenciais para o controle dos contratos e das despesas decorrentes, como a quantidade de itens adquiridos e o valor respectivo.


 
Entre as instituições que cometeram irregularidades, segundo o MPF, estão a Fundação Professor Martiniano Fernandes (Imip Hospitalar), a Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer e o Instituto Humanize de Assistência e Responsabilidade Social.


 
Reportagem, Felipe Moura.
Fonte: Brasil 61

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados

Comentários