Suspensão da vacina Johnson & Johnson - o que isso significa para você | TVCARUARU.com 100% Digital 100% Internet

 O uso desta vacina em particular foi interrompido temporariamente nos EUA   Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças e a Food and Drug Administration em 13 de abril de 2021 suspenderam o uso da vacina de dose única Johnson & Johnson COVID-19 que ...

corona, covid, contagioso, vacina, seringas, saúde, ar, máscara, oms, alertas, vacinas

Suspensão da vacina Johnson & Johnson - o que isso significa para você

Publicado por: Redação
13/04/2021 18:51:39
 Justin Tallis / AFP via Getty Images
Justin Tallis / AFP via Getty Images

 O uso desta vacina em particular foi interrompido temporariamente nos EUA

 

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças e a Food and Drug Administration em 13 de abril de 2021 suspenderam o uso da vacina de dose única Johnson & Johnson COVID-19 que foi dada a 6,8 milhões de pessoas nos EUA. A pausa se deve a relatos de coagulação do sangue em seis pessoas que receberam a vacina. Uma mulher morreu e outra foi hospitalizada em estado crítico. O Dr. William Petri, médico infectologista e imunologista da University of Virginia School of Medicine, responde a perguntas para ajudar a contextualizar esse desenvolvimento.

 

Qual é o efeito colateral potencial da vacina J&J para COVID-19?

O efeito colateral potencial é um coágulo sanguíneo nas veias que drenam o sangue do cérebro. Isso é chamado de trombose do seio venoso central . Nos casos associados à vacina, as plaquetas no sangue, que são importantes para a formação de coágulos, têm estado mais baixas do que o normal. Embora os pesquisadores não saibam ao certo por que isso acontece, a contagem de plaquetas pode ser menor, talvez porque elas tenham sido usadas para formar esses coágulos.

 

Quantas pessoas já experimentaram essa possível reação?

Cerca de um em um milhão: Seis casos dos 6,8 milhões de doses da vacina J&J administrada nos Estados Unidos. Esses seis casos ocorreram em mulheres de 18 a 48 anos e de 6 a 13 dias após a vacinação. Isso é cerca de metade da probabilidade de ser atingido por um raio em um ano . O que está sendo determinado agora é qual é o número normal de casos que podemos ver na população em geral sem a vacina como um fator. Isso permitirá determinar se o problema de coagulação é um efeito colateral da vacina ou não.

 

O que eu faço se eu tirar a foto J&J?

O CDC e o FDA estão recomendando que as pessoas que receberam a vacina J&J nas últimas 3 semanas e que desenvolverem forte dor de cabeça, dor abdominal, dor nas pernas ou falta de ar, devem entrar em contato com seu médico.

 

Felizmente, esse tipo de coágulo sanguíneo é tratável com o uso de anticoagulantes ou anticoagulantes . Se um paciente tem plaquetas baixas, entretanto, o médico não prescreverá o anticoagulante heparina amplamente utilizado, mas sim outro tipo de anticoagulante. Se não forem tratados, esses coágulos sanguíneos podem ser fatais.

 

O que o CDC e o FDA recomendam especificamente para a vacina J&J?

Por causa dessa rara ocorrência, embora não tenha sido demonstrado que seja devido à vacina, o CDC e o FDA recomendaram uma pausa no uso da vacina J&J até que esses casos possam ser revisados.

 

Quais são os próximos passos?

O CDC convocará uma reunião do Comitê Consultivo em Práticas de Imunização em 14 de abril de 2021. O ACIP é um conselho independente de 15 especialistas científicos e médicos selecionados pelo secretário de saúde e serviços humanos que assessora o CDC sobre vacinas para crianças e adultos. Pessoas com vínculos com fabricantes de vacinas são excluídas da associação do ACIP devido a um potencial conflito de interesses.

 

O ACIP revisará as evidências disponíveis e fará recomendações ao CDC, em grande parte com base na probabilidade de a complicação estar relacionada à vacina.

 

Isso é semelhante ao que aconteceu com a vacina AstraZeneca na Europa?

Um problema raro semelhante de coagulação do sangue com plaquetas baixas no seio venoso cerebral e também nas veias e artérias abdominais foi observado em conexão com o uso da vacina AstraZeneca COVID-19 usada na Europa . Lá, 182 casos foram relatados em 190 milhões de doses - novamente, cerca de 1 em 1 milhão de pessoas vacinadas. A Agência Europeia de Medicamentos investigou isso e concluiu que a trombose do seio venoso central com plaquetas baixas deve ser listada como um possível “efeito colateral muito raro” da vacina AstraZeneca .

 

Em 13 de abril de 2021, a Johnson & Johnson anunciou que estava atrasando o lançamento de sua vacina na Europa em resposta à revisão dos EUA.

 

Qual é a mensagem para levar para casa?

Os EUA têm um total de três vacinas autorizadas sob autorização de uso de emergência para COVID-19, e esse efeito colateral não foi observado nas outras duas vacinas, desenvolvidas pela Moderna e Pfizer. As vacinas Moderna e Pfizer não utilizam a mesma tecnologia das vacinas J&J e AstraZeneca. Portanto, a vacinação contra COVID-19 pode continuar, enquanto os esforços são feitos para determinar se o distúrbio de coagulação está relacionado ao acaso ou é um efeito colateral verdadeiro, mas extremamente raro, da vacina J&J.

 

Eu acredito que é uma prova da ênfase do CDC e do FDA na segurança da vacina que as vacinações da J&J foram pausadas enquanto isso é estudado por cientistas independentes e especialistas médicos.

 

Por: 

Professor de medicina, University of Virginia

Originalmente Produzido e Publicado Por: The Conversation

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Ganhe Dinheiro Revendendo Roupas

Vídeos relacionados

Comentários