Pernambuco pode se tornar o epicentro do COVID-19 no Nordeste

Publicado por: Editor Feed News
20/05/2020 21:02:54
Exibições: 186
Courtesy Pixabay
Courtesy Pixabay

Boletim Covid-19 - Comunicação SES-PE - 20/05

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta quarta-feira (20.05), 1.318 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados hoje, 518 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 800 como leves. Agora, Pernambuco totaliza 22.560 casos já confirmados, sendo 11.018 graves e 11.542 leves. Dos casos graves, 1.962 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 4.064 estão internados, sendo 229 em UTI e 3.835 em leitos de enfermaria, tanto na rede pública quanto privada.


Além disso, o boletim de hoje registra mais 115 pacientes recuperados do novo coronavírus em Pernambuco, totalizando 3.158 pessoas curadas da Covid-19 no Estado. Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 152 municípios pernambucanos (tabela 1), além do Arquipélago de Fernando de Noronha e da ocorrência de pacientes em outros Estados e países.


Também foram confirmados laboratorialmente 93 óbitos (sendo 52 do sexo masculino e 41 do sexo feminino) de pessoas residentes nos municípios de Recife (38), Jaboatão dos Guararapes (5), Olinda (5), Paulista (4), Cabo de Santo Agostinho (3), Camaragibe (3), Goiana (3), Águas Belas (2), Ipojuca (2), Nazaré da Mata (2), Passira (2), Pombos (2), Ribeirão (2), Abreu e Lima (1), Água Preta (1), Araripina (1), Arcoverde (1), Condado (1), Custódia (1), Garanhuns (1), Glória do Goitá (1), Gravatá (1), Ibimirim (1), Itaíba (1), Itambé (1), João Alfredo (1), Lagoa do Carro (1), Limoeiro (1), Moreno (1), Palmares (1), Pesqueira (1), São Lourenço da Mata (1) e Tracunhaém (1). Com isso, o Estado totaliza 1.834 mortes pela Covid- 19.


As mortes ocorreram entre os dias 24.04 e 19.05 e os pacientes tinham idades entre 23 e 99 anos de idade. Dos 93 pacientes que vieram a óbito, 50 apresentavam comorbidades confirmadas: hipertensão (23), diabetes (23), doença cardiovascular (12), tabagismo/histórico de tabagismo (5), histórico de AVC (4), doença renal (3), câncer/histórico de câncer (3), etilismo/histórico de etilismo (2), hipotireoidismo (2), doença de Alzheimer (2), tuberculose/histórico de tuberculose (2), doença hepática/histórico de doença hepática (2), obesidade (1), desnutrição (1), neoplasia (1), linfoma (1), mieloma (1) e síndrome da imunodeficiência humana adquirida (1) - o mesmo paciente pode ter mais de uma comorbidade. Dois não tinham comorbidades e os demais estão em investigação pelos municípios. As faixas etárias são: 20 a 29 (1), 30 a 39 (2), 40 a 49 (9), 50 a 59 (11), 60 a 69 (21), 70 a 79 (31), 80 ou mais (18).


Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 4.371 casos foram confirmados e 3.162 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Estado foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.


NOVO HOSPITAL DE REFERÊNCIA - A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE), que vai atuar como Hospital de Referência à Covid-19, começou a funcionar nesta quarta-feira (20) em Goiana, município da Mata Norte do Estado, com 30 leitos dedicados aos pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19, sendo três de área vermelha – com suporte respiratório destinado à estabilização dos pacientes mais graves antes da remoção para hospitais de referência. A UPAE foi construída e equipada pelo Grupo Fiat-Chrysler Automobiles (FCA), que conta com uma fábrica instalada naquela cidade. Após ter se tornado uma importante parceira do Governo de Pernambuco no desenvolvimento econômico, a FCA estende essa parceria também à saúde.


Por se tratar de um equipamento novo, os leitos serão implantados de forma gradativa para que a estrutura funcione bem, com os serviços sendo integrados e o fluxo administrado de forma organizada, com segurança para a assistência à população. Quando estiver funcionando com toda a capacidade, a unidade vai abrigar um total de 100 leitos, sendo 10 de UTI. O serviço ainda vai realizar exames de raios-X e laboratoriais. 


“Precisamos estar preparados e apresentar respostas à Covid-19 em diversas regiões do Estado. Estamos vivenciando um momento de crescimento do número de casos em Pernambuco, demandando estratégias rápidas e precisas de vigilância e assistência à saúde”, afirmou a secretária executiva de Atenção à Saúde do Estado, Cristina Mota. Segundo ela, até o momento o Governo de Pernambuco já abriu 1.301 leitos, sendo 568 de UTI, e a partir de agora, Goiana torna-se estratégica nesse processo de assistência, por contar com esse novo equipamento de saúde para assistência aos casos suspeitos e confirmados da Covid-19. “Por isso, essa parceria com o grupo FCA, a quem publicamente agradecemos, será fundamental para a assistência à população”, completou a secretária executiva.


ATENDE EM CASA - Mais 17 municípios pernambucanos começarão a ser assistidos pelo Atende em Casa, aplicativo que possibilita, de forma remota, orientações para usuários que estejam apresentando sintomas gripais. Entram, na ação já nesta quinta-feira (21.05) as cidades de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Terezinha, São José do Egito, Solidão, Tabira e Tuparetama, localizadas no Sertão do Estado (na X Região de Saúde), além de Gravatá, no Agreste pernambucano (situada na IV Região de Saúde). Completando a lista estão os municípios de Aliança, Camutanga, Timbaúba e Macaparana, situados Zona da Mata Norte (na XII Região). Juntas, as cidades têm uma população maior que 399 mil pessoas. Agora, já são 88 localidades de todas as regiões do Estado que são contempladas com a ferramenta, beneficiando cerca de 6,3 milhões de pernambucanos.


O Atende em Casa, lançado pelo Governo de Pernambuco em parceria com a Prefeitura do Recife, tem o objetivo de passar orientações para a população, seja para manter o isolamento domiciliar ou, após uma teleorientação feita por profissional de saúde, fazer a busca qualificada por um serviço de saúde mais próximo da sua casa. O aplicativo, disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários. 


Mais de 100 profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), responsável por coordenar os atendimentos fora do Recife, para atuação no Atende em Casa, reforçando as escalas de plantão. Os profissionais recebem orientações quanto ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.


ISOLAMENTO SOCIAL - Dados divulgados pelo Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 do Governo de Pernambuco indicam que as medidas restritivas apresentam resultados positivos na questão do isolamento social nos cinco municípios da Região Metropolitana do Recife incluídos no decreto estadual de quarentena mais rigorosa. Segundo dados da empresa InLoco, a média de isolamento no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata tem se mantido em percentuais acima dos registrados nas semanas anteriores. A taxa média nas cinco cidades chegou aos 60,1% (dia 16), 63,8% (dia 17), 53,5% (18) e 52,1% (19). São números que indicam um crescimento bem superior aos dias anteriores, quando foram registrados, respectivamente, 48,1% (09), 52,4% (10), 49,4% (11) e 50,1% (12) antes da implantação da Operação Quarentena.


Segundo o levantamento feito pela InLoco, no dia 19, em Pernambuco, a taxa de isolamento social foi de 48,8%. Acima, portanto, da semana anterior, quando 48,3% da população aderiram às regras da quarentena. Nesse dia, nos cinco municípios da Região Metropolitana os números registraram uma média de 52,1%, contra 50,1% da semana anterior. No Recife, o levantamento mostrou uma adesão de 54,1% da população às medidas no dia 19. Uma semana antes (12.05) a média era de 52,1%. Em Olinda, no mesmo período, as taxas subiram de 51,9% (12.05) para 54% dos moradores colaborando com as regras da quarentena.


Também no dia 19, Jaboatão dos Guararapes apareceu com 51,2% de isolamento social. No dia 12, o índice havia ficado em 48,7%. Camaragibe passou de 49,1% para 50,6% no comparativo. A população de São Lourenço da Mata também incorporou o sentimento, aumentando o percentual de 48,7% para 50,4%, na comparação do dia 12 com o dia 19 de maio. Os números refletem o entendimento de grande parte da população, compreendendo que as medidas são necessárias e eficientes para o enfrentamento à pandemia de Covid-19.


CARUARU - Diante do crescente número de casos da Covid-19 no Estado, o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, está com ala exclusiva para o atendimento de pacientes suspeitos e confirmados da doença. São 32 leitos, sendo 18 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 14 de enfermaria, que também conta com sala de estabilização para casos de intercorrência. A Central de Regulação de Pernambuco tem feito o encaminhamento dos pacientes para o serviço.


Para a área de Covid-19, a direção montou uma equipe exclusiva para a assistência apenas desses pacientes, evitando a circulação por outras áreas. O grupo é formado por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas e serviços gerais. As equipes receberam treinamento e, a cada plantão, recebem kits com todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) para poder atuar com segurança, seguindo todos os protocolos das autoridades sanitárias.


Para abrir o espaço, algumas alas passaram por adaptações para receber os pacientes. Foram realizados serviços de manutenção, pintura especial, instalação de novos pontos de água e energia, além de portas para isolamento. Além dos leitos, há salas de repouso, farmácia, expurgo, refeitório, central de equipamentos e salas de paramentação e desparamentação adequada.


De acordo com o diretor do HRA, Pedro Lima, a criação da nova área foi necessária devido ao crescimento dos casos. “O HRA precisava desta área para atender os pacientes da região e reforçar a rede de saúde do Estado. Intensificamos a realização de cirurgias de pacientes internos, para dar maior rotatividade aos leitos e, desde o início da pandemia, houve uma diminuição dos atendimentos que eram comuns no hospital, o que deixou o serviço atuando com 70% da sua capacidade. Desta forma, conseguimos disponibilizar essa ala adaptada ao atendimento dos pacientes suspeitos e positivos da Covid-19, ampliando os leitos do Agreste e dando um suporte a mais para a rede estadual”, explica.


Além dos 32 leitos do HRA, Caruaru também conta com 55 leitos em funcionamento no Hospital Mestre Vitalino (HMV), sendo 30 de UTI. Ainda está sendo construído um Hospital de Campanha na área do HMV. No local, o Governo do Estado vai ofertar 76 leitos de internação clínica, 26 leitos de tratamento semi-intensivo e 2 leitos de estabilização, totalizando 104 novas vagas para vítimas da pandemia.


DOAÇÕES - Na tarde desta quarta-feira (20), o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), Alberes Lopes, recebeu do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE a doação de 10 mil protetores faciais ao Governo de Pernambuco. Os equipamentos foram entregues no Palácio do Campo das Princesas e repassados à Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), encarregada da distribuição para hospitais localizados na Região Metropolitana do Recife (RMR). Os protetores faciais – também conhecidos como face shields – doados pelo Sistema Fecomércio foram fabricados em acetato, material rígido e transparente, e oferecem mais proteção aos usuários, por cobrirem todo o rosto dos profissionais de saúde que utilizarão os equipamentos.


Fonte: Gov SP

 

Nota da Redação: Confira a exatidão das nossas informações: https://covid.saude.gov.br/

Por favor, encontre abaixo o link para o Relatório diário da OMS de situação da COVID-19
https://www.who.int/docs/ source-default / coronaviruse / situações-reports / 20200520- covid-19-sitrep-121.pdf? sfvrsn = c4be2ec6_2

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados