É possível fazer gel desinfetante para as mãos em casa | TVCARUARU.com TV Para Dispositivos Móveis

Com as preocupações cada vez mais crescentes relacionadas com o novo coronavírus, os desinfetantes para as mãos começam a faltar nas prateleiras dos supermercados e farmácias. O desinfetante caseiro pode ser uma solução, mas os especialistas alertam pa...

com, as, preocupações, cada, vez, mais, crescentes, relacionadas, com, o, novo, coronavírus, os, desinfetantes, para, as, mãos, começam, a, faltar, nas, prateleiras, dos, supermercados, e, farmácias, o, desinfetante, caseiro, pode, ser, uma, solução, mas, os, especialistas, alertam, pa

É possível fazer gel desinfetante para as mãos em casa

Publicado por: Redação
14/03/2020 19:34:21
receita,gel,desinfetante,alcool,
receita,gel,desinfetante,alcool,

Com as preocupações cada vez mais crescentes relacionadas com o novo coronavírus, os desinfetantes para as mãos começam a faltar nas prateleiras dos supermercados e farmácias. O desinfetante caseiro pode ser uma solução, mas os especialistas alertam para a necessidade de ser usada a “receita” certa.

 
 

O desinfetante para as mãos não é a primeira estratégia para prevenir a infeção. A lavagem frequente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos, é o melhor método para reduzir os germes e a transmissão de doenças, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Na falta de água e sabão, os desinfetantes podem ser a alternativa.

 

O CDC recomenda que os desinfetantes contenham 60% a 95% de álcool para eliminar os germes. Além disso, é de salientar que os desinfetantes funcionam melhor em mãos limpas e podem ser menos eficazes quando as mãos estão oleosas ou visivelmente sujas.

 

Os desinfetantes para as mãos caseiros podem reduzir a exposição aos micróbios, mas somente se tiverem a proporção correta de álcool para outros ingredientes. “Sabemos que funciona – apenas verifique se tem a quantidade de álcool suficiente”, alerta Stephen Morse, professor de epidemiologia na Universidade Columbia, em Nova York.

À CBS News, o especialista explicou que a adição de um emoliente, como gel de aloe vera ou glicerina, impedirá o desinfetante de secar a pele. Além disso, os óleos essenciais darão à mistura um cheiro agradável.

 

Segundo a Live Science, com base na proporção recomendada pelo CDC, um desinfetante caseiro feito com 161 mililitros de álcool isopropílico necessita de 79 mililitros de emoliente.

 

Por outras palavras, se a solução for composta por dois terços de álcool isopropílico a 91% e um terço de emoliente, o teor de álcool da mistura será de 60,6% (91 vezes 2/3). Para um teor alcoólico mais alto, poderá fazer uma solução com três quartos de álcool a 91% e um quarto de emoliente, produzindo uma mistura com um teor de álcool de 68% (91 vezes 3/4).

 

Uma receita artesanal de desinfetante para as mãos da Organização Mundial da Saúde (OMS) descreve uma solução com muito mais teor alcoólico. A mistura é feita com 833,3 mililitros de álcool etílico a 96% (à venda nos supermercados e farmácias), 41,7 ml de água oxigenada e 14,5 ml de glicerina (98%). Depois, é só encher um recipiente com água destilada ou fervida e já arrefecida até completar um litro, descreve o Público.

 

Se for armazenado numa embalagem bem fechada e com segurança, o desinfetante caseiro para as mãos pode durar semanas.

 

Ainda assim, a lavagem das mãos é mais eficaz na prevenção de doenças, uma vez que o sabão remove alguns micróbios que os produtos à base de álcool não conseguem remover.

 

Fonte: Planeta ZAP //

Imagens de notícias

Compartilhar

Ganhe Dinheiro Revendendo Roupas