Bayer terá de pagar R$ 700 mil de danos morais

Publicado por: Editor Feed News
12/03/2014 16:22:39
Exibições: 1,772
A Bayer Cropscience terá de pagar R$ 700 mil de danos morais a dois produtores rurais mato-grossenses (metade para cada um) devido à ineficácia do inseticida Stratego 250 EC contra um tipo de praga que se alastrou na lavoura dos sojicultores.
 
 
Além disso, a multinacional terá que pagar os lucros cessantes aos fazendeiros que correspondem ao preço de mercado de 15.700,26 sacas de soja em abril de 2004 no município de Diamantino. A decisão é do juiz Anderson Candiotto.
 
 
O agrotóxico é produzido pela Bayer para o combate à ferrugem asiática e promete resultados satisfatórios. Ocorre que o produto frustrou as expectativas dos produtores, que mesmo tendo feito a correta aplicação colheram 28,61 sacas por hectare em vez de 55. A perda total foi de 19.370,26 sacas.
 
 
“Em verdade, o efeito que tal produto deveria ter causado à lavoura, destroçando a ferrugem asiática, ele acabou fazendo na vida dos autores e dos seus familiares, ao dizimar sua vida financeira e causar estragos de ordem patrimonial, emocional e profissional, de modo que, de fato, verifica-se que o STRATEGO causou um estrafego!”, diz trecho da decisão.
 
 
Ao usar o jargão estrafego, o juiz visa retratar a dimensão dos prejuízos causados à saúde financeira dos respectivos trabalhadores. O termo significa fazer em pedaços, estraçalhar e estrangular.
 
Confira aqui a íntegra da decisão.
 
Fonte: TJMT

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados