Brasileiros com mais de 18 anos se exercitam pouco

Publicado por: Editor Feed News
22/08/2019 10:51:45
Exibições: 1,163
Courtesy Pixabay
Courtesy Pixabay

A maior parte dos brasileiros não se exercita por tempo suficiente, que é de pelo menos 150 minutos durante a semana.

 

Por Janary Bastos Damacena

 

A maior parte dos brasileiros ainda se exercita pouco e sem regularidade. Isso é o que aponta a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde. Apenas 38% das pessoas com mais de 18 anos fazem, pelo menos, 150 minutos semanais de alguma atividade física no seu tempo livre. Apesar da porcentagem ser maior, se comparado com 2009, quando apenas 25% dedicavam seu tempo livre às atividades físicas, os dados são um alerta! Por isso, o ministro Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o Brasil caminha para a liderança em sedentarismo no mundo.

 

“Nós temos hoje, um país que caminha para um quadro de aumento de peso, então a gente começa a perceber aumento no diabetes, aumento na hipertensão, acidentes cardiovasculares... Isso é um fenômeno somente da sociedade brasileira? Não! Se vocês olharem os números de outros países vocês vão ver que isso é um fenômeno global. O ser humano faz menos atividades físicas, opta por um transporte basicamente individual, trabalha basicamente em escritórios e quando chega em casa fica basicamente no computador. E esse ciclo vai se tornando um ciclo vicioso”.

 

Com objetivo de estimular o hábito da prática de atividades físicas e reduzir as doenças relacionadas ao sedentarismo entre os brasileiros, o Ministério da Saúde lançou, em 2011, o Programa Academia da Saúde. Atualmente mais de 1.400 funcionam espalhados por 1.100 municípios. Para o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, essa é uma estratégia que merece maior destaque. 

 

“Os gestores municipais muitos deles têm investido bastante nas ações e práticas esportivas, como o aumento das academias. Mas ainda é insuficiente! Nós pretendemos, neste ano, intensificar o papel do educador físico junto às ações da Atenção Primária, estimulando a população sem a necessidade de equipamentos próprios, como tem nas academias, mas fazendo atividades com estrutura local disponível, incentivando a caminhada e atividade de acordo com o grupo etário”.

 

Os dados da pesquisa Vigitel apontam que as atividades físicas mais praticadas pela população são caminhada, musculação, futebol e corrida. Além disso, no tempo livre, os homens se exercitam mais do que entre as mulheres e, quando verificado a faixa etária, a população de 35 a 44 anos tem maior frequência nas práticas esportivas. 

Compartilhar