Caruaru é a primeira cidade do interior do Brasil a contar com a Patrulha Maria da Penha

Publicado por: Editor Feed News
11/03/2014 22:04:23
Exibições: 1,752

CARUARU ( 11/03) - Nesta terça-feira (11), por meio de uma coletiva de imprensa, realizada na Delegacia de Atendimento à Mulher de Caruaru, a metodologia e os objetivos da Patrulha Maria da Penha foram apresentados. A ação, que faz parte do Programa Justiça para as Muheres: agora e sempre, iniciou suas atividades em dezembro de 2013 e já contabiliza visitas a cerca de 100 mulheres.

 

Na ocasião, estiveram presentes a secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, a secretária especial da Mulher e de Direitos Humanos de Caruaru, Elba Ravane, a diretora geral de Enfrentamento da Violência de Gênero do Governo do Estado, Fábia Lopes, a delegada da Mulher de Caruaru, Sérvula Bezerra, e o capitão da Polícia Militar, Edmilson Silva.

 

Através da Patrulha Maria da Penha, a mulher vítima de violência doméstica e/ou familiar, que prestou queixa na Delegacia de Atendimento a Mulher e solicitou medida protetiva à Justica, é assistida com atendimento especializado em sua casa. As visitas regulares às residências têm por objetivo garantir a proteção da vítima e evitar reincidências do agressor. Após as visitas, cabe aos policiais a elaboração de relatórios sobre a situação que serão, posteriormente, encaminhados as secretarias responsáveis para as providências cabivéis, como a solicitação de agilidade no deferimento da medida protetiva.

 

A Secretaria Especial da Mulher e de Direitos Humanos de Caruaru acompanhará as mulheres atendidas pela patrulha. O acompanhamento será feito pela equipe do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita, localizado na rua Felipe Camarão, nº 93, no bairro Nossa Senhora das Dores, com assistência jurídica, social e psicológica. Embora não seja órgão de denúncia, o centro de referência presta acolhida e orientação para que a mulher saía do ciclo de violência.

 

Para a secretária da Mulher de Pernambuco, Cristina Buarque, “a Patrulha Maria da Penha é um reforço para que a mulher vítima de violência se sinta mais segura e o agressor saiba que ela está sendo protegida pelo Estado, além de atender o pedido das mulheres para que as polícias se especializem, as nossas polícias estão sendo especializadas. O Estado não só espera que a muher venha até ele, agora, com a patrulha, ele vai até a mulher vítima de violência”.

 

De acordo com a secretária especial da Mulher e de Direitos Humanos de Caruaru, Elba Ravane, “a violência contra a mulher exige gestão e execução especializadas com ações a curto e a longo prazo. A Patrulha Maria da Penha é uma ação a curto prazo que vem integrar a Rede de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher na região Agreste, permitindo que as comunidades percebam que o Estado não deixará impune este tipo de violência”, finalizou.

 

Fonte/Imagem: SECOM/Mulher

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar