O reinado do milho e a festa junina

Publicado por: Editor Feed News
17/06/2019 20:53:50
Exibições: 1,686
Courtesy Pixabay
Courtesy Pixabay

Para mim, o mês de Junho tem um “sabor” a mais do que o restante do ano. É quando, por todo o país, a gente tem uma vasta quantidade de festas juninas. E essa comemoração, que de tão tradicional, só perde para o carnaval como festejo preferido dos brasileiros.

 

Janary Bastos Damacena

 

Para mim, o mês de Junho tem um “sabor” a mais do que o restante do ano. É quando, por todo o país, a gente tem uma vasta quantidade de festas juninas. E essa comemoração, que de tão tradicional, só perde para o carnaval como festejo preferido dos brasileiros. 

 

Eu não sou professor de história, não, mas vou contar um pouco do surgimento dessa festa animada: Ela começou séculos atrás como um culto aos deuses pagãos por conta da fartura nas colheitas, e depois foi abraçado pelo catolicismo que empregou os dias santos, em especial São João – e isso tornou a festa tão famosa que é conhecida em muitos lugares como festejos de São João. Com o passar do tempo, o brasileiro foi mesclando elementos típicos do interior do país com a cultura sertaneja, e hoje nós podemos até mesmo perceber muito da cultura africana, europeia e indígena. 

 

Mas o que me importa mesmo não é isso. Nesse ponto, eu não sou nenhum pouco diferente da maioria! Adoro as festividades desse mês, com todo o clima interiorano e a comida típica. É... Principalmente a comida!  Nessa época, parece que vivemos um enaltecimento do milho. Sim, o milho. Esse cereal tem um verdadeiro reinado nesse período, apesar da forte concorrência do amendoim e do cocô. Quase toda culinária é baseada nos três, mas no milho é de longe o grande rei. 

 

Como exemplo, vou contar o que houve aqui no trabalho. O pessoal resolveu comemorar com um dia de comilança e cada um ficou responsável por trazer um prato típico. E como a comida fica melhor com o tempero caseiro, todos se empenharam na cozinha para oferecer as melhores iguarias! O resultado foi bolo de milho, pamonha, curau, canjica e pipoca. Claro que tivemos outros pratos tão tradicionais quanto esses como o cachorro-quente, paçoca e bolo de amendoim. Mas nada se compara ao reinado do milho. Mas também, que coisa boa é comer esse cereal. Além de muito gostoso, é ótimo para a saúde. 

 

Você sabia que o milho é uma excelente fonte de proteínas e fibras, que ajudam a manter uma alimentação saudável? E se eu te contar que também uma fonte rica em vitamina do complexo B, que dentre outras coisas ajuda a reduzir o risco de várias doenças cardiovasculares, protegendo mais o nosso coração? E por falar em evitar doenças, esse rei da festa junina também pode ajudar prevenir contra doenças do trato digestivo, controlar a diabetes e, dependendo da dieta, colabora com a perda de peso. 

 

Eu poderia falar mais dos benefícios do milho, mas essa conversa toda me deixou com fome, e acho que a mesa da festa junina aqui do trabalho está me chamando...  

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados