Censura à imprensa, Senado ‘ressuscita’ CPI da Lava Toga

Publicado por: Editor Feed News
18/04/2019 07:43:02
Exibições: 112
Reprodução
Reprodução

Após polêmicas com censura à imprensa, Senado ‘ressuscita’ CPI da Lava Toga


Rejeitado pela CCJ, o pedido de criação da CPI seria arquivado, mas o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, decidiu levar o tema à Plenário


Por João Paulo Machado

 

A criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Tribunais Superiores, conhecida como 'Lava Toga', será analisada pelo Plenário do Senado Federal. A decisão foi tomada pelo presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), após reunião com lideranças partidárias. Os senadores cobram uma reação às atitudes tomadas nesta semana pelos ministros da Corte Alexandre de Moraes e Dias Toffoli.

 

Rejeitado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o pedido de criação da CPI seria arquivado, uma vez que não houve apresentação de recurso dentro do prazo que estabelece o regimento. Porém, diante dos fatos desta semana, Davi Alcolumbre colocou a decisão sobre a CPI nas mãos do Plenário.

 

“A presidência assumiu o compromisso político de submeter a matéria ao Plenário. Neste sentido, a despeito do que prevê o regimento interno, esta presidência considerará como se houvesse sido apresentado recurso contra a decisão da CCJ, de forma que a matéria será oportunamente pautada para deliberação", afirmou

 

Nesta semana, em entrevista ao podcast “Ilha de Vera Cruz”, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) afirmou que ainda nutria esperanças de que a CPI fosse implementada. A entrevista com o senador pode ser acessada no Spotify. Basta digitar o nome ‘Ilha de Vera Cruz’ na aba de busca do aplicativo.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados