Recife recebe torneio de robótica do SESI neste final de semana

Publicado por: Editor Feed News
07/12/2018 20:10:54
Exibições: 1,978
Divulgação
Divulgação

Por Sara Rodrigues

 

Estudantes do Pernambuco, Ceará e da Paraíba foram desafiados pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pela fabricante de brinquedos LEGO a encontrar soluções inovadoras para a estadia de astronautas no espaço. A ideia era que eles pesquisassem e apresentassem projetos que ajudassem no bem-estar dos viajantes espaciais.

 

Neste final de semana, Recife recebe a etapa regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League. 42 equipes de escolas públicas e particulares desses três estados nordestinos vão apresentar o projeto que desenvolveram para contribuir com as pesquisas espaciais.

 

“É um grande estimulador de iniciativas, de criação de inovações e tudo o que a nossa indústria precisa. É um mecanismo que ajuda a preparar esses jovens para o mercado de trabalho. Para nós que estamos trabalhando com a Indústria 4.0, isso vem de encontro com a necessidade hoje”, explica o superintendente do SESI em Pernambuco, Nilo Simões.

 

Os estudantes desenvolveram projetos científicos, e durante o torneio vão concorrer a uma vaga na etapa nacional, que será em março de 2019, na cidade do Rio de Janeiro. O evento está aberto à comunidade e tem entrada gratuita na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). As equipes serão distribuídas em salas de aula da instituição e o evento principal ocorrerá no ginásio do Departamento de Educação Física. A expectativa é de receber pais, mães e familiares dos alunos do SESI da região.

 

Os estudantes, ao começarem a pensar como cientistas, precisaram identificar os desafios, aprenderam a trabalhar com outros colegas e também a entender a necessidade dos astronautas. De acordo com Nilo Simões, isso ajudou a desenvolver a criatividade, raciocínio lógico e a capacidade de inovar dos alunos.

 

“Esse trabalho da robótica ajuda no ensinar a trabalhar em equipe, inteligência emocional, capacidade de tomar decisões. Estimula também valores éticos, porque você vai trabalhar dentro da ética e não pode infringir regulamentos e não pode querer fraudar nada. Eu acho que isso estimula e é isso que a gente quer. É por isso que a gente fica tão feliz em sediar o FLL aqui em Pernambuco pela terceira vez”, afirma Simões.

 

O evento será realizado sábado (8) e domingo (9) de dezembro das 8h às 17h. Os finalistas serão divulgados no segundo dia de evento.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar