Recife e Caruaru alertam sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado por: Editor Feed News
04/05/2018 22:25:36
Exibições: 380
SECOM/PE
SECOM/PE

A campanha “Mexa-se!” faz parte das atividades de

sensibilização do Dia 18 de maio  

Com a proximidade do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, foi lançada a campanha “Mexa-se! A Infância precisa da Rede de Proteção” para chamar a atenção da sociedade e destacar a importância da identificação de casos de violação e da denúncia, além de mobilizar também os órgãos responsáveis pelo Sistema de Garantia de Direitos, na necessidade de promover ações contínuas de prevenção e atendimento especializado.

 

Em evento de lançamento, que aconteceu na manhã da última quinta-feira (03) na sede do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca), foram apresentadas as atividades da campanha programadas para acontecer em Recife e Caruaru. Entre as ações, no dia 10 de maio a escola Sizenando Silveira, em Santo Amaro, será palco de um momento cultural, com oficinas temáticas, que servirá de preparação para a Caminhada Pelo Fim da Violência Sexual, no dia 18 de maio. O ato está marcado para começar a partir das 14h, no Parque 13 de Maio. No dia 23, a Faculdade Integrada de Pernambuco, em Recife, e no dia 29, o Centro de Educação Popular Comunidade Viva, em Caruaru, vão promover seminários sobre o tema.

 

Durante o momento, o secretário-executivo de Políticas para Criança e Juventude (SEPCJ), Bruno Medeiros, destacou que o dia 18 de maio é uma data de sensibilização  e, principalmente, de mobilização. “Nós, enquanto Estado, procuramos trabalhar muito com prevenção. Temos o programa Atenção Redobrada, onde garantimos um espaço de proteção às crianças e adolescentes e, a partir da perspectiva da identificação de casos e da autoproteção, fazemos a divulgação de material informativo e de alerta. Junto a campanha Mexa-se! vamos mobilizar a sociedade sobre a importância de proteger e, sobretudo, denunciar casos de exploração sexual”, pontuou.

 

Para fortalecer a rede de proteção, o gerente de Avaliação e Gestão da Informação, da Secretaria Executiva de Assistência Social (Seass), Joelson Rodrigues, ressalta que o grande desafio é organizar a rede de proteção, porém se as violações acontecerem, o primeiro passo é prevenir e depois ter o cuidado com o atendimento e a proteção. “Pernambuco possui uma rede de referência no âmbito da política de assistência social em relação ao atendimento a esses tipos de casos com a rede dos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e estamos avançando no enfrentamento com a implantação desses equipamentos em todos os municípios, com o objetivo de garantir uma rede de retaguarda de atendimento, proteção, informação e para reforçar o processo de mobilização para que essas situações sejam erradicadas. Queremos zerar”, reforçou.

 

O gerente de Políticas para Criança, da SEPCJ, e coordenador da Rede de Enfrentamento, Macdouglas de Oliveira, afirmou que de abril a dezembro de 2017 a Ouvidoria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) contabilizou 289 denúncias de abuso e exploração de crianças e adolescentes. De janeiro a abril deste ano, 144 casos denunciados. “Diariamente, sem a gente perceber, diversos casos estão acontecendo e por isso a necessidade de mexer-se. O aumento dos dados significa uma maior coragem em denunciar e um maior entendimento do que é a violação. Precisamos viabilizar essa autoproteção para possibilitar que a vítima entenda até onde é carinho e que se sinta segura em denunciar. Que possamos ser uma rede de sustento na prevenção e proteção às crianças e adolescentes”.

 

Serviços

- Dia 10 de maio | Momento cultural - Oficinas temáticas
Acontece na escola Sizenando Silveira, em Santo Amaro

- Dia 18 de maio | Caminhada Pelo Fim da Violência Sexual
Acontece no Parque 13 de Maio, partir das 14h

- Seminários

Dia 23 de maio | Faculdade Integrada de Pernambuco, em Recife

Dia 29 de maio, no Centro de Educação Popular Comunidade Viva, em Caruaru

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados