Tuberculose: Brasil lidera os índices na América Latina

Publicado por: Editor Feed News
26/04/2018 08:23:49
Exibições: 502
Courtesy Pixabay
Courtesy Pixabay

Mesmo após 136 anos da descoberta do bacilo causador da tuberculose, a doença ainda é uma das mais mortais. Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo bacilo e com risco de desenvolver a doença. No mundo, existem cerca de 9 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano. Cada paciente com tuberculose pulmonar que não se trata pode infectar, em média, 10 a 15 pessoas ao seu redor. 

 

Um dos maiores problemas que o Brasil ainda enfrenta está no diagnóstico da doença, que na maioria dos casso é feita da mesma forma há mais de cem anos. Para poder detectar a tuberculose, é preciso coletar o material biológico e analisar o crescimento da bactéria em um meio de cultura. Este processo pode levar até 56 dias para, somente depois disso, o médico diagnosticar a doença e começar o tratamento. Porém, a tecnologia evoluiu e beneficia hoje os portadores da doença com a detecção feita em apenas 8 dias, seja, em uma velocidade 8 vezes maior do que no passado.

 

O diagnóstico de tuberculose feito por meio da cultura sólida pode levar até 8 semanas para a liberação do resultado. Já o teste de cultura líquida automatizada detecta a presença do agente causador entre 7 a 13 dias, o que possibilita iniciar o tratamento de forma mais rápida. Vale ressaltar que a tecnologia de cultura líquida está, atualmente, disponível em 12 estados brasileiros, e também em hospitais da rede pública e privada.

 

A melhor forma de prevenir a transmissão da doença é fazer o diagnóstico precoce e iniciar o tratamento adequado o mais rápido possível. A transmissão dos bacilos ocorre pelo ar e os mesmos são eliminados pela tosse, fala ou espirro.

 

A BD, empresas de tecnologia médica, oferece produtos para o isolamento e identificação de microrganismos, testes de sensibilidade e sistema de notificação e gerenciamento de resultados. Em seu portfólio, está o BD Bactec MGIT - Sistema Completo para Micobactérias-, que simplifica o diagnóstico da tuberculose e o teste de sensibilidade a antibióticos, garantindo a máxima produtividade.

 

Prevenção e tratamento

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Algumas pessoas, por outro lado, não apresentam os sintomas. Neste cenário, a doença poderá evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.

 

A vacina BCG é obrigatória para menores de um ano, pois protege as crianças contra as formas mais graves da doença. A BCG não impede a infecção e nem mesmo o desenvolvimento da tuberculose pulmonar, mas pode proteger contra as formas graves como a meningite tuberculosa e formas disseminadas da doença.

 

Com 15 dias de tratamento, o risco de contágio de pessoas sadias pelos doentes, em tratamento, diminui, pois, o número de bacilos viáveis, ou seja, capazes de causar infecção, reduz drasticamente. O tratamento deve ser feito por um período mínimo de 6 meses, diariamente e sem nenhuma interrupção, e só termina quando o médico confirmar a cura total do paciente.

Compartilhar