internet Segura

Publicado por: Editor Feed News
20/02/2014 10:05:52
Exibições: 1,321

Dicas do Prof. Ricardo Giorgi para Cuidados com a Segurança de Smartphones - DISTRIBUIÇÃO PARA CONHECIMENTO. FAVOR SOLICITAR AUTORIZAÇÃO PARA USO

 

1)    SEMPRE que inserir alguma informação relevante (ou que tenha valor para você) realize uma cópia de segurança (BACKUP) dos dados do dispositivo. Isto garantirá a disponibilidade de acesso às informações de agenda, mensagens, vídeos, documentos, fotos, etc  armazenados dentro do aparelho. Se você preza a informação que tem no seu aparelho, Fazer Backup é OBRIGATÓRIO em qualquer dispositivo.

 

2)    Utilize SEMPRE uma senha pessoal (PIN) toda vez que for acessar o smartphone. Isto evita o acesso indevido aos dados armazenados no aparelho, em caso de perda ou roubo.

 

3)    Mantenha desligadas todas as features (conexões) por bluetooth, infravermelho e Wireless. Apenas ative-as quando for utilizá-las efetivamente para que não sejam utilizadas como portas de acesso para eventuais intrusos. Se seu aparelho permitir, crie e garanta senhas para o acesso ao dispositivo através também destas conexões (Bluetooth, Wireless e infra-vermelho).

 

4)    Cuidado ao sincronizar as informações com seu computador pessoal. Assegure-se que não esteja “contaminado” por NENHUM vírus ou cavalo-de-troia, usando um antivírus confiável !!!

 

5)    Não insira cartões de memória no dispositivo sem checar se estes estão livres de arquivos com algum algum tipo de código malicioso (malware). Isto também deve ser feito com seu antivírus de confiança.

 

6)    Apenas faça downloads de aplicativos de sites de confiança, e/ou lojas oficiais, homologadas e certificadas pelos fabricantes. (uma Apple store, por exemplo)

 

7)    Não clique ou acesse sites através de links enviados via SMS/MMS (torpedos) não solicitados e que “baixem” qualquer programa para o smartphone. Desconfie SEMPRE PECANDO PELO EXCESSO DE ZÊLO e na dúvida, apague a mensagem com o link malicioso.

 

8)    Desconecte sempre os serviços de web (ex. Facebook, Twiter, Internet Banking, etc) que exijam senha antes de fechar o navegador web do aparelho.

 

9)    Cuidado ao fazer jailbreak no seu iPhone!!! Você pode passar a fazer parte de uma Botnet, sem você saber ...

 

10) Instale e MANTENHA ATUALIZADO um software antivírus, que detecta e impede a execução de malwares e vírus no smartphone.

 

11)  Anote o número IMEI (Identidade Internacional de Equipamento Móvel) de seu telefone. Este número, único para cada dispositivo móvel em todo o mundo, permite às operadoras desativar o telefone em caso de roubo, inclusive se for trocado o chip SIM. Para ver o código, digite *#06#.

 

Prof. Ricardo Giorgi - Professor de MBA e pós-graduação na FIAP, tendo orientado diversos trabalhos nas áreas de segurança da informação e redes. Mestre em Engenharia da Computação, pelo IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Sua dissertação de mestrado ganhou o prêmio SecMaster 2004, na categoria "Melhor Trabalho Acadêmico" de 2004. Instrutor e Proctor da SANS.Instrutor do CBK Review Seminar do (ISC)2. O professor Ricardo conquistou algumas das mais expressivas certificações mundiais na área de Segurança da Informação e redes, tais como: CISSP, SSCP, CGEIT, CISM, GREM, CEH, IPA, GHTQ, MCSO, Security+, CIW Security Analyst, RHCE, LPI, CCNA, CCAI, MCNE, MCNI, Network+, ITIL Foundation.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados