SJDH promove encontros de políticas para a Pessoa Idosa

Publicado por: Editor Feed News
13/04/2018 18:24:37
Exibições: 284
(Courtesy Pixabay)
(Courtesy Pixabay)

 

Com o objetivo de promover capacitação, formação e educação continuada aos profissionais cuidadores, ao mesmo tempo em que abre um espaço para troca de conhecimento sobre o envelhecimento ativo, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), realiza o I Encontro de Formação Integrada na Atenção dos Direitos da Pessoa Idosa. A ação acontecerá de 17 de abril a 25 de maio e tem a perspectiva de atingir o maior número de Regiões do Estado de Pernambuco, com agendas divididas entres os municípios de Escada, Surubim, Timbaúba e Paulista, nos Sertões do Araripe, São Francisco, Central, de Itaparica, Moxotó e Pajeú. Além dos Agrestes Meridional e Central.

 

Os encontros propõem, também, articulação e fortalecimento das políticas públicas e setoriais, que integram a rede de prevenção, proteção e defesa dos direitos da Pessoa Idosa. Três eixos serão a base de mediação para o conteúdo apresentado: Emancipação e Protagonismo, Promoção e Defesa de Direitos e Informação e Formação. Todos definidos por meio do decreto n°8.114/2013, cuja premissa estabelece o compromisso nacional para o envelhecimento ativo e institui comissão interministerial para monitoramento e avaliação de ações, bem como a promoção e articulação de órgãos e entidades públicos envolvidos em sua implementação.

 

Para a completude do quadro de formação para este ato, a SJDH conta com as atividades técnicas da Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa e Projeto HumanIdade – que pertencem à Secretarias Executivas de Segmentos Sociais (SESES) e Direitos Humanos (SEDH), através do Centro Integrado de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciappi). E contam com as parcerias da Secretaria Estadual de Saúde (SES) – por meio da Gerência de Saúde do Homem e da Pessoa Idosa e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) – por meio de sua Executiva de Assistência Social. O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedpi) e Ministério Público de Pernambuco (MPPE) colaboram com apoio na realização do evento.

 

“Nesta realização, o Governo de Pernambuco reitera o entendimento de que a pessoa idosa é agente passivo no processo da cidadania, com a construção de condições de vida com qualidade e em busca de consolidar uma sociedade cada vez mais justa e solidária. A Pessoa Idosa integra um dos pilares da gestão Paulo Câmara, quando valoriza e promove seu empoderamento, a fim de que sua participação se faça presente, inclusive, no conhecimento do Estatuto do Idoso e das políticas públicas voltadas a esta parcela da população, com foco no envelhecimento ativo e livre de preconceito”, detalha o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

 

Cronograma dos Encontros

 

Município de Escada (Zona da Mata Sul) – 17/04/2018

Local: Faculdade da Escada – FAESC

End.: Rua Coronel Antônio Marques, nº68 – Centro – Escada/PE

 

Município de Surubim (Agreste Setentrional) – 18/04/2018

Local: Polo Educacional UAB

End.: Rua Frei Ibiapina s/nº, Bairro de São José (próximo ao SESC Surubim) – PE

 

Município de Timbaúba (Zona da Mata Sul) – 19/04/2018

Local: Faculdade de Ciências de Timbaúba

End.: Rua Santo Antônio, nº 05, Bairro de Sapucaia – Timbaúba –PE

 

Município de Paulista (Região Metropolitana do Recife) – 20/04/2018

Local: Faculdade Joaquim Nabuco (Bloco c)

End.: PE-22, rua do Rosarinho, nº904, Centro (ao lado do Shopping Paulista North Way-  Paulista/PE

 

De 7 a 11 de maio de 2018: Sertão do Araripe, São Francisco, Central, Itaparica, Moxotó e Pajeú

 

De 21 a 25 de maio de 2018: Agreste Meridional e Central

 

A política pública de prevenção de violações e promoção dos direitos da pessoa idosa é uma prioridade do Governo de Pernambuco, que executa essas e outras ações através da Superintendência de Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa e do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Pessoa Idosa (CIAPPI).

 

CIAPPI – CENTRO INTEGRADO DE ATENÇÃO E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA CONTRA À PESSOA IDOSA

Através de uma equipe multidisciplinar, o CIAPPI oferece escuta humanizada, orientação psicossocial e jurídica, além de monitoramento dos casos encaminhados.

Rua Santo Elias, 535, bairro do Espinheiro – Recife.

Segunda a Sexta-feira, das 9h às 17h.

Fone: 3182-7649 / 3182-7607

 

SUPERINTENDÊNCIA DE DEFESA E PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

Tem por competência coordenar e monitorar a implementação da Política Estadual da Pessoa Idosa, a fim de valorizar, promover e defender os direitos desse público.

Av. Cruz Cabugá, 665 – Santo Amaro - Recife.

Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.

Fone: 3183.3094

Compartilhar