Pernambuco tem 260 vagas em cursos profissionalizantes

Publicado por: Editor Feed News
10/04/2018 10:04:55
Exibições: 303
(Courtesy Pixabay)
(Courtesy Pixabay)

Treinamentos beneficiam os municípios: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Águas Belas, Caruaru e Cupira

 

 O Programa Novos Talentos e o Projeto de Incentivo ao Desenvolvimento do Empreendedor Individual e Autônomo (Projeto IDEIA), ambos realizados pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco (Sempetq), disponibilizam 260 vagas para cursos gratuitos nos municípios de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Águas Belas, Caruaru e Cupira. As aulas são ministradas pelo Senai e as inscrições acontecem pelo site www.sempetq.pe.gov.br a partir desta segunda-feira (9) até o dia 13 de abril. 

 

As capacitações realizadas pela Sempetq acontecem depois de um criterioso diagnóstico. O levantamento prioriza a geração de renda, a capacidade de absorção da mão de obra e a vocação de cada região. 

 

 Com a crise econômica, sabe-se que muitos consumidores têm optado por reformar ou fazer a manutenção em vez de comprar novos artigos e equipamentos. Com isso, negócios na área de consertos são uma tendência. E esse é o tema das capacitações em Águas Belas (Manutenção Mecânica de Motocicleta), Cupira (Manutenção de Máquina de Costura Industrial) e Jaboatão dos Guararapes (Manutenção de Refrigeradores, Freezers e Bebedouros Convencionais).

 

 O setor de alimentação é outro bastante procurado por todos aqueles que querem iniciar um negócio. Em Paulista, haverá o curso de Panificação. 

 

 No Recife, as vagas são para capacitação na área automotiva. São 25 vagas para Mecânico de Freios, Suspensão e Direção de Veículos Leves e outras 25 vagas para Eletricista de Automóveis.

 

 Por fim, há vagas para o curso de Gestão de Estoque em Caruaru.

 

 IDEIA - Desenvolve ações de fomento ao empreendedorismo, gerando oportunidades para os trabalhadores autônomos, Microempreendedores Individuais (MEI), Empreendedores Informais e em Potencial, ou seja, todos aqueles que desejam empreender. Os alunos recebem capacitação profissional e orientação empresarial para aperfeiçoar os respectivos negócios. 

 

 NOVOS TALENTOS - Criado em 2011, já capacitou mais de 30 mil trabalhadores e empreendedores pernambucanos. Tendo por base a gratuidade do Sistema S, o qual promove cursos gratuitos de qualificação profissional nas diversas áreas da Indústria, Construção Civil, Comércio e Serviços, com foco preferencial nos empreendimentos estruturadores instalados ou em processo de instalação nas diversas Regiões de Desenvolvimento (RDs) de Pernambuco. O Novos Talentos oferece cursos de qualificação profissional, a partir de 100 horas até 500 horas e cursos técnicos, a partir de 800 horas.Informações: (81) 3184-7877/ 3184-7867 ou 3183-7232.

 

Águas Belas
Curso: Manutenção Mecânica de Motocicleta
Inscrições: 9 a 13 de abril.
Início das aulas: 16 de abril.
Carga horária: 100h.
Turno: uma turma à tarde e outra à noite.
Vagas: 60.

 

Caruaru
Curso: Gestão de Estoque
Inscrições: 9 a 13 de abril.
Início das aulas: 23 de abril.
Carga horária: 32h.
Turno: Noite.
Vagas: 25.

 

Cupira
Curso: Manutenção de máquina de costura industrial
Inscrições: 9 a 13 de abril.
Início das aulas: 23 de abril.
Carga horária: 120h.
Turno: Uma turma pela manhã e outra à tarde.
Vagas: 50. 

 

Jaboatão dos Guararapes
Curso: Manutenção de refrigeradores, freezers e bebedouros convencionais



Inscrições: 9 a 13 de abril.
Início das aulas: 25 de abril.
Carga horária: 60h.
Turno: Duas turmas à tarde.
Vagas: 50.

 

Paulista
Curso: Panificação
Inscrições: 9 a 13 de abril.
Início das aulas: 23 de abril.
Carga horária: 100h.
Turno: Manhã.
Vagas: 25.

 

Recife
Mecânico de Freios, Suspensão e Direção de Veículos Leves
Inscrições: 9 a 13 de abril.
Início das aulas: 2 de maio.
Carga horária: 164h.
Turno: Tarde
Vagas: 25

 

Recife
Eletricista de Automóveis
Inscrições: 9 a 13 de abril.
Início das aulas: 2 de maio.
Carga horária: 200h.
Turno: Tarde
Vagas: 25

Compartilhar