Colônia Penal Feminina do Recife é considerada modelo no Brasil

Publicado por: Editor Feed News
26/03/2018 09:24:32
Exibições: 366

A pesquisa, realizada em estabelecimentos femininos, foi divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça

 

Pernambuco possui uma das quatro unidades prisionais femininas do país tidas como modelo pelas boas práticas e atendimento à mulher. A Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR) – mais conhecida como Bom Pastor – está na pesquisa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como referência nacional no tratamento a mães presas. A publicação está no portal do CNJ desta quinta (22/03). 

 

A pesquisa é resultado da vistoria realizada na CPFR pela juíza auxiliar da presidência do Conselho, Andremara dos Santos, no dia 23 de fevereiro de 2018, onde conferiu as instalações do berçário, setores de saúde e psicossocial e alojamento das mães e gestantes. Na inspeção, ocasião em que havia 16 lactantes e gestantes e sete crianças, a magistrada conversou com as mulheres e levantou informações acerca da saúde, segurança e ações de humanização. Alguns dos pontos positivos levados em consideração na CPFR foram o berçário climatizado e a unidade básica de saúde.  

 

Além da CPFR, três estabelecimentos penais femininos, do total de 24 visitados no país, se destacam: Unidade Materno Infantil (RJ), Penitenciária Feminina de Cariacica (ES) e Presídio Feminino Santa Luzia (AL). “Esse reconhecimento é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido com muito esforço pelo Governo de Pernambuco. O preso só tem restrito o direito à liberdade. O direito à dignidade humana é de todos” explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar