Piscicultura pernambucana abastecem os mercados de peixe para a Semana Santa

Publicado por: Editor Feed News
26/03/2018 08:59:51
Exibições: 453
Courtesy Pixabay
Courtesy Pixabay

Foi publicado nesta sexta-feira (23.03) o edital de licitação para a conclusão da barragem de Panelas II, localizada no município de Cupira, Agreste de Pernambuco. A obra é parte do sistema integrado de monitoramento de enchentes da Bacia do Una que visa o controle de cheias e inundações nos municípios de Belém de Maria, Catende e Palmares, além de auxiliar no reforço do abastecimento dos municípios de Cupira, Lagoa dos Gatos e Panelas, beneficiando cerca de 117mil pernambucanos. 

 

A obra da barragem de Panelas II irá reforçar a segurança hídrica do Agreste, complementando os benefícios da barragem Governador Eduardo Campos - Serro Azul, concluída no Governo Paulo Câmara e localizada no município de Palmares,  que foi de fundamental importância durante as recentes chuvas na região. O equipamento chegou a acumular um volume de 160 milhões de m³, e tem capacidade de 303 milhões de metros cúbicos de água.

 

“Com recursos já garantidos, através de emenda da bancada parlamentar pernambucana, e convênio com o Ministério da Integração e contrapartida do Governo Estadual, será publicado o edital de licitação para conclusão dessa obra tão importante para a segurança hídrica da região”, afirmou o governador Paulo Câmara.

 

Segundo o secretário executivo de Recursos Hídricos, Guilherme Rocha, a barragem já tem 50% das obras executados. “Panelas II terá capacidade de acumulação total de 22 milhões de metros cúbicos de água e investimento de R$ 39 milhões, com prazo de execução de 15 meses”, comentou Rocha.

 

Após as enchentes de 2017, o Governo de Pernambuco precisou fazer a readequação do projeto devido aos danos causados na estrutura física da barragem, e consequentemente a relicitação da obra.

 

O Governo do Estado está realizando o levantamento do remanescente e  a atualização dos custos de projetos para construção de mais três barragens na Mata Sul, paralisadas por falta de repasses federais: Barra de Guabiraba, Igarapeba e Gatos.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar