Pernambucanos e turistas aprovam ação de fortalecimento a garantia de direitos no carnaval

Publicado por: Editor Feed News
15/02/2018 19:11:36
Exibições: 410
Imagem: Aurelio Duvivier
Imagem: Aurelio Duvivier

Durante a folia de momo, de sexta (09) a terça (13), o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), levou aos foliões o “Carnaval de Todxs com Direitos”. Na estratégia montada nos focos de folia no Recife Antigo e em Olinda, técnicos atenderam o público em casos de violação de direitos à pessoa idosa, negra, comunidade LGBT, vítimas de intolerância religiosa e consumidores. A atuação ocorreu na sede da SJDH, na Praça do Arsenal, no Recife, e no Centro de Referência de Enfrentamento ao Racismo, a Casa CRER, no Carmo, em Olinda e percorreu as ruas no entorno.

 

Na ação, fiscais do Procon-PE fiscalizaram bares, restaurantes e lojas fizeram orientações em relação a validade de alimentos, precificação, vendas casadas e informações que não levem o consumidor ao erro. De forma integrada, equipe técnica do Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), das Coordenadorias Estadual LGBT e de Igualdade Racial, do Centro Integrado de Apoio e Proteção à Pessoa Idosa de Pernambuco (CIAPPI), e da Superintendência Estadual do Idoso distribuíram material informativo e esclarecerem os foliões acerca de LGBTfobia, direitos da pessoa idosa e intolerância religiosa. 

 

“Com responsabilidade, demonstramos que a garantia de direitos se efetiva com informação, integração e sensibilidade. Ao abordamos de forma ostensiva ações de enfrentamento a violência contra população LGBT, idosos e intolerância religiosa e racial, pudemos perceber nos foliões a resposta alegre de não estarmos sozinhos nesta luta”, avaliou o secretário-executivo de Direitos Humanos, Eduardo Figueiredo.

 

“Enquanto a violência contra a comunidade LGBT tem aumentado em todo Brasil, eis que o estado de Pernambuco realiza esse tipo de conscientização no carnaval para combater qualquer tipo de violação. É um avanço”, frisou a turista Potiguar, Mariana Santos. 

 

Paralelo ao trabalho desenvolvido nos polos de atuação, a SJDH também atuou de forma  integrada com a Policia Militar de Pernambuco (PMPE), por meio do Centro Integrado de Comando e Controle Regional de Pernambuco (CICCR), neste Carnaval.

 

A SJDH lembra que o trabalho em proteção aos direitos do consumidor, comunidade LGBT, igualdade racial e pessoa idosa é realizado durante todo o ano, e que casos de violações podem ser denunciados através da ouvidoria do órgão pelo telefone 81 3182-7607, ou pessoalmente na sede da secretaria, localizada na Praça do Arsenal, no bairro do Recife.

 

Fonte: Aurélio Duvivier - SJDH

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar