Receita: Torta de goiaba com guaraná em pó

Publicado por: Editor Feed News
11/08/2017 18:59:02
Exibições: 504

Saiba como preparar a sobremesa que traz todos os benefícios da fruta guaraná

 

Levar uma vida mais saudável nem sempre é tarefa fácil. Resistir à sobremesa, por exemplo, é um exercício diário, mas nem sempre necessário. Para provar que alimentação saudável não se resume apenas a dietas à base de salada, a chef e nutricionista Bruna Pavão criou a receita de torta de goiaba com guaraná em pó.
Além de açúcar mascavo e castanha do pará, a receita traz um ingrediente capaz de dar sabor e, principalmente, fornecer inúmeros benefícios à saúde: o guaraná em pó. Originária da Amazônia, a fruta guaraná é rica em antioxidantes, que limpam o organismo, e anti-inflamatórios, que são muito importantes para combater doenças como diabetes, câncer, artrite reumatoide, colite ulcerativa e psoríase, entre outras.
Se você quer inovar na sobremesa, mas manter a dieta, saiba como preparar a torta de goiaba com guaraná em pó:

 

TORTA DE GOIABA COM GUARANÁ EM PÓ
RENDIMENTO: cerca de 15 fatias

INGREDIENTES
Massa
meia xícara (chá) de castanha do Pará triturada
meia xícara (chá) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de guaraná em pó
5 colheres (sopa) de manteiga gelada
1 pitada de sal
1 xícara (chá) de farinha de trigo
Água para dar o ponto da massa

Recheio
5 goiabas vermelhas e maduras
1 xícara (chá) de água
3 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de suco de limão

 


MODO DE PREPARO
Massa
Em um processador, triture a castanha com o açúcar mascavo e o guaraná em pó. Transfira para um recipiente e misture com a manteiga, o sal e a farinha. Adicione aos poucos a água até obter uma massa homogênea e lisa. Cubra com filme plástico e reserve 15 minutos na geladeira. Em uma bancada limpa, polvilhe um pouco de farinha de trigo e abra a massa com o auxílio de um rolo. Transfira para uma assadeira redonda (21 cm de diâmetro). Faça furinhos com um garfo e coloque um papel alumínio com grãos de feijão cru para fazer peso sobre a massa, evitando que a massa levante durante o processo de assar no forno. Leve para assar em forno preaquecido (180ºC) por cerca de 20 minutos ou até dourar. Retire do forno, descarte o papel alumínio com os grãos de feijão e reserve a torta para a montagem.

 

Recheio
Lave bem as goiabas e corte as ao meio. Coloque em um liquidificador e bata com a água, o mel e o limão. Passe por uma peneira para retirar os caroços. Leve para uma panela e aqueça até ferver ou apurar. Retire da panela, espere amornar e distribua na massa reservada. Leve a torta para a geladeira por cerca de 2 horas. Sirva em seguida.

 


Sobre Bruna Pavão
Formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo e especializada em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, trabalhou em grandes empresas do ramo de alimentos na área de Cozinha Experimental desenvolvendo receitas, produções culinárias para fotos e vídeos, treinamentos e workshops para funcionários e formadores de opiniões, e atualmente tem sua própria consultoria de nutrição e gastronomia.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados