Secretário recebe presidente do STF em visita ao Complexo do Curado | TVCARUARU.com Para Smart TV, PC e Mobiles

O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, recebeu, nesta quarta-feira (19), a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Cármen Lúcia, no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros...

seres, prisão, penitenciária, sistema, prisional, carmem, lucia, cnj

Secretário recebe presidente do STF em visita ao Complexo do Curado

Publicado por: TVCARUARU
19/07/2017 21:16:48

O secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico, recebeu, nesta quarta-feira (19), a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Cármen Lúcia, no Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (PJALLB), uma das unidades prisionais do Complexo do Curado, na zona oeste do Recife. A ministra veio ao estado para realizar uma vistoria que faz parte de uma série de visitas que estão sendo realizadas pela magistrada em todo o país. 

 


Unidades prisionais dos estados do Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Amazonas, Goiás e Rio Grande do Sul também já receberam a ministra. Durante a visita, o secretário deixou o roteiro a cargo da ministra. Pedro apresentou alguns espaços da unidade à presidente e assinalou os esforços que vêm sendo feitos pelo Governo do Estado com o objetivo de promover melhorias no sistema penitenciário de Pernambuco. "O sistema prisional do país inteiro tem dificuldades. O que nós precisamos é de uma política pública nacional específica para esta área" pontuou Eurico.

 


O secretário entregou à Cármen Lúcia um documento com o mapeamento de todo o sistema prisional de Pernambuco, com dados de capacidade e população carcerária, segurança, estrutura, obras, educação e saúde, entre outras, e uma cópia do Plano de Contingenciamento apresentado à Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA), no último mês de maio.


Também participaram da comitiva os secretários-executivos de Ressocialização e de Direitos Humanos, Cícero Rodrigues e Eduardo Figueiredo, respectivamente, o presidente do TJPE, Leopoldo Raposo, o procurador Dirceu Barros, o promotor Marcellus Ugiette, juízes da Vara de Execuções Penais, entre outras autoridades.


VAGAS - Encontra-se em construção as Unidades I e II do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga, com capacidade de 1000 presos, cada (sendo a unidade I com previsão de inauguração para o segundo semestre deste ano). Além de estar em curso o projeto para a construção de um novo presídio na Cidade de Palmares, na zona da Mata Sul, para 600 presos.


O Complexo Prisional de Araçoiaba, que disponibilizará mais 2.574 vagas, está em andamento e também se encontra em fase de conclusão a recuperação da cadeia pública de Garanhuns que disponibilizará mais 200 vagas. Em abril de 2016 Pernambuco inaugurou a Unidade Prisional de Tacaimbó, com 676 vagas. E em 2015 o presídio de Santa Cruz do Capibaribe, com 186 vagas.

 

AÇÕES - Entre as ações de reforço na segurança das unidades prisionais está a construção de muralhas em concreto armado, com 20 centímetros de largura, na Penitenciária Professor Barreto Campelo (PPBC), em Itamaracá, e no entorno do Complexo do Curado, no Recife, a fim de evitar explosões e fugas. Em ambos também foram instalados alambrados que funcionam como área de segurança e impedem a entrada, através de arremessos, de materiais ilícitos.

 

Foram instalados em unidades da RMR e do interior do estado 18 novos equipamentos de raios X a fim de dar maior agilidade e segurança durante as revistas em dias de visita.

 

Fotos: Fernando Portto/SJDH


Comentários