Campanha "Água para quem tem sede" será lançada em Caruaru nesta quarta (28)

Publicado por: Editor Feed News
28/06/2017 09:34:21
Exibições: 358

Campanha de responsabilidade socioambiental do Sest Senat Alagoas e Pernambuco arrecadará água potável para doação às comunidades afetadas pela seca nos estados

 

O Conselho Regional de Pernambuco – CRPE e CRNE III – Alagoas lança nesta quarta (28) às 8h30, no auditório da Unidade Sest Senat Caruaru, a campanha de responsabilidade socioambiental 'Água para quem tem sede'. A campanha tem a proposta de promover a arrecadação de água potável para comunidades que sofrem com a escassez, afetadas pelas estiagens, além da conscientização dos profissionais do setor de transporte e comunidade em geral pelo uso racional da água.

 

A captação da água potável será realizada por meio de doações e parcerias firmadas com as empresas do setor de transporte, trabalhadores do setor de transporte, funcionários e usuários dos serviços das unidades operacionais do Sest Senat, federações, sindicatos, associações e cooperativas do setor de transporte e comunidade em geral, com a aquisição dos garrafões de 20L e de água potável. As doações podem ser feitas na Unidade Sest Senat Caruaru. A distribuição dos garrafões às comunidades apontadas pelo Governo do Estado de Alagoas, atingidas pela estiagem, será feita pela unidade.

 

 

A escassez de água no semiárido nordestino é um problema que exige uma resposta prioritária. A causa está na baixa pluviosidade e irregularidade das chuvas da região e uma estrutura geológica que não permite acumular satisfatoriamente água no subsolo, o que interfere no regime dos rios. Em virtude do solo, a água apresenta, na maioria das vezes, salinidade elevada – com teores de cloreto acima de 1.000 mg/L – o que a torna imprópria ao consumo humano (A Organização Mundial de Saúde recomenda 250 mg/L de cloreto nas águas para o abastecimento das populações).

 

Dois terços do planeta Terra são formados por água, porém cerca de 0,008 %, do total da água do planeta é potável (própria para o consumo).  Grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois, em um futuro próximo, poderá faltar água para o consumo de grande parte da população mundial.

 

"É fundamental como agente transportador se preocupar com as questões hídricas do Estado de Alagoas e Pernambuco. Tivemos a ideia de construir um projeto grandioso de arrecadação de água, a campanha Água para quem tem sede. Entendemos que a água é fundamental desde a sua composição do corpo humano, onde 65% são formados por água. Queremos engajar toda sociedade, trabalhador de transporte, empresários de transporte para que façamos uma grande campanha, para que a água potável, líquido precioso, possa que pessoas que sofrem com escassez de recursos hídricos e pelas longas estiagens do Nordeste, possam adquiri- lá", destaca Nilson Gibson, presidente do Conselho Regional Sest Senat Alagoas e Pernambuco.

 

A campanha ‘Água para quem tem sede’ segue até novembro de 2017, com doações de água potável para às comunidades afetadas pela seca, palestras e blitz educativas voltadas para o setor de transporte. Além da Unidade Sest Senat Caruaru, participam da campanha as unidades Recife, Cabo, Petrolina (Pernambuco), Maceió e Arapiraca (Alagoas).

 

Serviço:

Lançamento campanha Água para quem tem sede

Quarta (28) | 8h30

Unidade Sest Senat Caruaru: Avenida Frei Damião de Bozzano, S/N – Indianópolis

(81) 2103-5150

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados