10 dicas para comprar o smartphone certo

Publicado por: Editor Feed News
08/05/2017 18:32:29
Exibições: 665

Especialista fala sobre os pontos a serem considerados na hora da aquisição, para não errar na compra


Por Samir Vani*


O Dia das Mães está chegando e um smartphone é o tipo de presente que quase toda mãe gostaria de ganhar. Mas, antes de colocar a mão no bolso, é preciso estar atento a algumas questões importantes, para que a alegria de ganhar um presente assim não se transforme em dor de cabeça para sua mãe na hora de utilizar o equipamento.


Memória para armazenamento é essencial


Não tem nada mais chato do que ter que ficar apagando com frequência fotos, vídeos e até aplicativos, por conta de falta de espaço no smartphone. Isso sem falar na lentidão no uso de um aparelho sobrecarregado. Vários modelos com Android (o sistema mais popular) têm 4 GB. Mas isso é pouco. Para começar, o sistema operacional vai abocanhar boa parte disso. Com aplicativos que já virão instalados (e muitos deles não podem ser removidos) sobra pouco para as atualizações automáticas e para novos apps. Ou seja, procure aparelhos com mais de 4 GB.


Memória RAM


Como nos computadores, a memória RAM também é um componente importante para o desempenho dos celulares. Mas, ao contrário de um desktop, não é possível “espetar” mais um pente de memória e fazer um upgrade. E esse item na configuração é importante para o desempenho do aparelho. Resumindo, de preferência, escolha um modelo com 1 GB ou mais.


Sistema operacional


O Android, do Google, é disparado o sistema mais utilizado em todo mundo. Cerca de 86% dos aparelhos usam esse software, de acordo com o instituto IDC. Por isso, é grande a possibilidade de que a sua mãe já esteja familiarizada com sua interface e recursos, seja por conta de já ter um aparelho ou por ver o sistema em um modelo de uma amiga ou mesmo parente. Na sequência, aparece o iOS, sistema operacional do iPhone, na casa dos 12%, e o Windows Phone, com menos de 1% do mercado (e menor quantidade de aplicativos disponíveis). Vale lembrar que a versões mais recentes dos sistemas operacionais têm soluções melhores para o gerenciamento dos componentes.


Tamanho de tela


Atualmente é possível encontrar modelos com telas de mais de 5 polegadas. Eles são ótimos para quem quer ver um filme ou mesmo navegar na internet, por exemplo, e traz muito conforto no seu uso pela facilidade na leitura. Mas, às vezes, podem ser desconfortáveis para quem valoriza a portabilidade. Pense qual dessas duas características será mais importante para sua mãe na hora da escolha.


Bateria


A duração de bateria é um dos itens mais importantes para quem usa bastante o smartphone. Afinal, não adianta ter um aparelho “poderoso”, mas que rapidamente fica sem energia. Dê preferencia a aparelhos mais econômicos, e que podem durar um dia todo. Para isso, verifique a capacidade da bateria, mas dê atenção também à autonomia. Explico: comparando com um carro, o tamanho do tanque é importante, mas o quanto ele faz por litro, também. Processadores mais modernos, por exemplo, permitem maior tempo de bateria. A medida relacionada às baterias é o mAh, e, para quem busca um número de referência, a princípio, a partir de 2600 mAh a bateria já é adequada.


Processador


O ideal é buscar smartphones com processadores com arquiteturas mais modernas (vale fazer uma pesquisa na internet sobre isso antes de escolher o modelo). Eles consomem menos energia e permitem uma melhor experiência de uso. Esses processadores também trazem funções de multimídia mais modernas, como melhor tratamento de sua fotos, uma das funcionalidades mais pedidas hoje em dia. E têm maior capacidade para lidar com vários aplicativos e usos mais intensos.


Câmera


Quanto mais megapixels, melhor a resolução e a qualidade das imagens. Mas isso não é tudo quando o assunto é foto. Vale estar atento também a questões como a presença de flash (ideal para imagens noturnas). Como já comentado, hoje existem várias funcionalidades para o melhor uso das câmeras. E isso te ajudará bastante a caprichar na selfie.


Conexão de dados


Prefira os modelos com conexão 4G, que oferecem maior velocidade de acesso à internet. Mesmo que não haja essa rede disponível na região, eles também são compatíveis com o 3G.


Um ou dois chips?


Ter um aparelho “dual chip” é uma boa. Pois você pode utilizar mais de uma operadora em um só aparelho, além de ter linhas para finalidades específicas (trabalho e uso pessoal, por exemplo).


Preço


Atualmente é possível encontrar ótimos modelos em uma faixa intermediária de preço (na faixa dos R$ 1.000), principalmente se levarmos em conta o uso que será feito do aparelho. Provavelmente, muitas mães utilizarão funções que não demandam muito do equipamento. Entenda qual será o uso principal do aparelho, pois hoje existem celulares com propósitos bastante específicos, como maior bateria, tela grande, melhor câmera... Para apenas troca de mensagens, uso de redes sociais ou mesmo utilizar jogos casuais, por exemplo, é possível utilizar um aparelho menos robusto e mais barato.


*Samir Vani é country manager no Brasil da MediaTek, empresa multinacional que fabrica processadores para as principais marcas de smartphones.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados