Paço e Casa da Cultura vendem produtos fabricados por reeducandos de Pernambuco

Publicado por: Editor Feed News
25/04/2017 13:00:16
Exibições: 844

As pessoas que circularem pelo Paço Afândega, no Bairro do Recife, e Casa da Cultura, no bairro de Santo Antônio, poderão conhecer e adquirir os produtos artesanais feitos por cerca de 100 reeducandos do sistema penitenciário do estado. O Paço Sustentável (Paço Alfândega) e Loja Expressão (Casa da Cultura) fazem parte das ações de incentivo à profissionalização desenvolvidas pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), por meio da Gerência de Educação e Qualificação Profissional.  

 

Os artesãos que fabricam as peças estão no regime fechado ou semiaberto de diversas unidades prisionais e eles mesmos estipulam os valores cobrados por produto que vão até R$ 300,00. A Seres acrescenta aos artigos um percentual destinado à manutenção das lojas. Entre os artigos mais procurados estão as pinturas em telas, casas de boneca em madeira, banco-baú e jogos de xadrez. Os trabalhos artesanais são expostos anualmente na Fenearte.

A oportunidade de trabalho se estende a quatro atendentes das lojas, ligadas ao Patronato Penitenciário de Pernambuco que gerencia os regimes aberto e livramento condicional. A reeducanda Aline de Oliveira Silva, 26 anos, há cerca de um ano no aberto, fala da satisfação de estar trabalhando numa das lojas. “Gosto quando chega um cliente e informo que os trabalhos são todos feitos por reeducandos. Isso mostra que pode haver mudança, ressocialização”, conta. 

 

Serviço: 
Paço Sustentável (Paço Alfândega)– 1º piso, loja 221 D
Endereço: Rua da Alfândega, nº 35, Bairro do Recife  
Funcionamento:            
Segunda à sábado, das 10h às 18h / domingos e feriados, das 12h às 20h


Loja Expressão (Casa da Cultura) – Cela 03
Endereço: Rua Floriano Peixoto, s/n, bairro Santo Antonio. 
Funcionamento:
Segunda a sábado, 9h às 18h / domingos, 9h às 14h

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar