Música clássica antiga e pernambucana hoje no Santa Isabel

Publicado por: Editor Feed News
25/04/2017 12:52:47
Exibições: 822
Fotografia Drico Mota
Fotografia Drico Mota

Hoje, terça 25 de abril, às 19h, o Teatro Santa Isabel abre suas portas para um concerto raro, de música rara, de um compositor pernambucano do século XVIII, Luiz Àlvares Pinto, conterrâneo nosso que se destacou naquela época com suas peças de música de câmara. A obra deste músico poucas vezes foi gravada e nunca na íntegra. A apresentação de hoje marca o lançamento de um CD que servirá também de registro histórico para a música clássica pernambucana e brasileira do período que se chama Barroco tardio.

 

Que a música clássica produzida em Pernambuco é o foco deste belo projeto incentivado pelo Funcultura e realizado pela Gárgula Produções, com regência do maestro Sérgio Dias: a gravação de um CD com todas as composições deste que é o mais antigo compositor pernambucano de obra identificada, e que viveu entre os anos 1719-1789). Apesar de apreciado nacionalmente e internacionalmente, e mesmo com toda a sua importância histórica, artística e patrimonialista, poucos registros foram feitos até o presente. Assim, agora, pela primeira vez um grupo pernambucando especializado em música barroca vem registrar o que foi composto por este recifense que foi descoberto em 1960 pelo padre Jaime Cavalcanti Diniz (1924-1989), um pesquisador que ao longo de toda a sua vida se dedicou a estudar o passado musical do Nordeste brasileiro e, em especial, a obra deste músico.



O tributo a Luiz Álvares Pinto começará com um concerto didático às 15h no Teatro de Santa Isabel. Nele, serão apresentados a alunos de escolas públicas do Recife os instrumentos utilizados na época, a sonoridade que eles emitem, uma breve contextualização histórica do período em que as peças de Luiz Álvares Pinto foram compostas e uma demonstração de como algumas delas soam. À noite, a partir das 19h, sobem ao palco o Gárgula Ensemble Vocal e o Sonoro Ofício, dois grupos de música pernambucanos especializados em música barroca, regidos pelo maestro carioca radicado no Recife, Sérgio Dias, diretor musical e idealizador do projeto.

 

“Com a gravação e distribuição deste CD, com encarte, programa e textos explicativos de caráter didático e a realização de um evento de lançamento, não apenas músicos terão acesso direto ao registro, mas estará garantida a acessibilidade a estudantes e professores dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas a este produto cultural tão importante para a nossa História como um todo”, diz Jéssica Soares, produtora executiva da proposta. "Ele trará um registro histórico não só para Pernambuco e para o Brasil, é um registro para a história da música no mundo".

 



Programa
I- Lições de Solfejo - Ladson Matos, cravo

Lição I | Lição X | Lição XV | Lição XXI | Lição XXV
II- Cinco Divertimentos Harmônicos

III- Gradual Christus factus est

IV- Salve Regina a 4 com violinos, viola e continuo

V- Te Deum Laudamus




Ficha técnica

Nome do Projeto
CD Luiz Álvares Pinto

Incentivo
FUNCULTURA – FUNDARPE – SECRETARIA DE CULTURA -GOVERNO DE PERNAMBUCO
Apoio
CAC – Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco
Fábrica Estúdios
Prefeitura do Recife
Teatro de Santa Isabel
Direção Musical e Idealização do Projeto
Sérgio Dias
Realização
Gárgula Produções
Coordenação Geral e Produção Executiva
Jéssica Soares
Direção Artística Show de Lançamento
Rose Mary Martins
Administração Financeira
Silvia Melo e Eduardo Mousinho
Assistente de Produção
Drico Motta
Eduardo Mousinho
Assessoria de Imprensa
Ludmila Portela
Fotografia
Drico Mota
Wagner Melo
Projeto Gráfico
Rômulo Bravi
Traduções Letras no Encarte | CD
Sérgio Dias
Vinícius Mariano de Carvalho

Serviço:
Dia: 25 de abril de 2017
Hora: 19h
Local: Teatro de Santa Isabel
Entrada: Gratuita (retirada do ingresso no mesmo dia)
Informações: fone do teatro: 81 3355-3323 fone produção: 81 98763-5556 (zap)

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados