Ministério lança programa Hacker Aprendiz Recife

Publicado por: Editor Feed News
12/11/2016 09:31:56
Exibições: 539

Inscrições devem ser feitas pela internet nos dias 16 e 17 de novembro

 

O Ministério do Trabalho, em parceria com o Porto Digital – Parque Tecnológico de Recife, lança o programa Hacker Aprendiz Recife. Trata-se da primeira turma do projeto de aprendizagem voltado para a área da tecnologia da informação. O objetivo é investir na formação de jovens aprendizes, oferecendo oportunidade de qualificação profissional, conhecimento e domínio da tecnologia, com foco no mundo digital.

 

O diretor de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude do Ministério do Trabalho (DPTEJ), Higino Brito Vieira, informa o setor possui um déficit de 180 mil vagas no Brasil. Na avaliação dele, a aprendizagem é uma oportunidade para os jovens entrarem no mercado de trabalho, em uma área promissora, e permanecerem no emprego.

 

“A gente sabe que a juventude hoje tem a tecnologia na veia. Estamos querendo juntar a estratégia de futuro de país, consonância de demanda do mercado de trabalho com aprendizagem profissional, e sobretudo ligando esses dois itens ao lado vocacional e de empatia do jovem. Estamos trabalhando para que haja uma efetiva permanência do jovem no mercado de trabalho após o ciclo da aprendizagem”, diz Higino.

 

Para concorrer a uma vaga – o Hacker Aprendiz Recife terá 500 vagas para a primeira turma, com previsão de início das aulas no dia 5 de dezembro. As inscrições devem ser feitas nos dias 16 e 17 de novembro, pela internet https://www.eventick.com.br/pronatec-hacker-aprendiz-2016. Quem quiser participar do programa deve ter entre 15 e 23 anos, estar cursando o ensino médio ou tê-lo concluído, ter afinidade com matemática e raciocínio lógico e apresentar RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade (conclusão ou frequência escolar).

 

Os jovens que forem inscritos dentro do número de vagas deverão comparecer nos dias 22 e 23 de novembro de 2016 em um posto do Sine (confira lista de endereços abaixo), das 8h às 12h, para entrega e conferência dos documentos. Quem não comparecer ou não entregar a documentação nessas datas será automaticamente desclassificado, e a vaga será destinada ao cadastro de reserva.

 

O programa terá duração de 8 a 10 meses, com aulas teóricas uma vez por semana e aulas práticas, quatro vezes por semana, nas empresas parceiras. A carga horária será de 4 horas por dia. O programa conta com as instituições qualificadoras: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Na hora da inscrição, o candidato poderá indicar a sua preferência para o local das aulas (IFPE ou UFRPE).

 

Confira mais informações no Regulamento do Hacker Aprendiz (clique aqui)

 

Lei da Aprendizagem - A Aprendizagem Profissional já existe no Brasil há 16 anos. Foi instituída em 2000, embora tenha sido regulamentada somente cinco anos mais tarde. Está prevista na CLT, na Lei nº. 10.097/2000 e regulamentada pelo Decreto nº. 5.598/2005. Estabelece que todas as empresas de médio e grande porte estão obrigadas a contratar, como aprendizes, adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos e pessoas com deficiência sem limite máximo de idade. No período da aprendizagem, os jovens trabalham com a carteira assinada e recebem remuneração com base no salário mínimo.

 

Lista de postos do Sine que receberão a documentação dos jovens:



Ouça o boletim da Rádio Trabalho sobre o Hacker Aprendiz no link - https://soundcloud.com/ministeriodotrabalho/10-11-hacker-aprendiz-recife

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar