Amanhã: Agentes Federais penduram as algemas

Publicado por: Editor Feed News
06/02/2014 08:53:02
Exibições: 2,088

Nesta sexta-feira, 07, Agentes Federais de todo o país vão participar de protestos em frente às unidades da Polícia Federal, e vão pendurar literalmente as algemas contra o boicote imposto pelo atual Governo, considerado um castigo pelas operações anticorrupção que abalaram o Poder Executivo na última década.

Há várias décadas sem uma lei orgânica que reconheça suas atribuições que exigem formação acadêmica, Agentes, Escrivães e Papiloscopistas da PF se tornaram os únicos cargos públicos que, na história do Brasil, amargam um congelamento salarial de sete anos, com perdas inflacionárias que já acumulam uma deterioração superior a 40%.

Um dos efeitos mais sensíveis do sucateamento salarial é a desvalorização da carreira dos Agentes, Escrivães e Papiloscopistas da PF, e a constatação de que uma carreira antigamente reconhecida, foi desvalorizada em relação às demais. Atualmente, muitos ingressam provisoriamente, e continuam estudando para outros concursos, que também exigem formação acadêmica, mas são carreiras não depreciadas pelo atual Governo.

Estatísticas oficiais do Ministério do Planejamento demonstram a impressionante queda no número de Agentes Federais em todo o país, no decorrer do ano de 2013, logo após a realização de um concurso para 500 novas vagas:

Somente no ano passado, 230 agentes federais desistiram da profissão ou penduraram as chuteiras, ou melhor, as algemas. Dos cargos esvaziados, metade desistiu no início da carreira, e o restante se aposentou. E é perceptível a mudança de comportamento dos policiais mais antigos, que não esperam sequer um dia a mais para se aposentarem, mesmo com os incentivos oferecidos.

Conforme informações do Ministério do Planejamento, existem aproximadamente três mil cargos policiais autorizados por Lei, mas ainda não ocupados na PF. Dirigentes sindicais protestam contra uma política de Segurança Pública que não valoriza os servidores que combatem o crime organizado, o tráfico de drogas, armas e a corrupção em nosso país.

Em frente às unidades da PF ocorrerão atos simbólicos onde os Agentes Federais vão literalmente pendurar as algemas, em protesto contra o boicote sofrido pelo Governo Federal nos últimos anos.

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS POLICIAIS FEDERAIS

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO - DCOM/FENAPEF

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados