Violência contra o idoso pode gerar até desejo de suicídio | TVCARUARU.com Para Smart TV, PC e Mobiles

Psicóloga explica que atos violentos podem gerar maior nível de desesperança às pessoas da terceira idade   Atualmente o Brasil conta com uma população de aproximadamente 20 milhões de idosos, o que corresponde a cerca de 10% de toda a população do paí...

idoso, velhice, abandono, suicidio, asilo, saude, doenças, violencia, agressão, velho, velha

Violência contra o idoso pode gerar até desejo de suicídio

Publicado por: TVCARUARU
24/06/2016 12:31:55

Psicóloga explica que atos violentos podem gerar maior nível de desesperança às pessoas da terceira idade

 

Atualmente o Brasil conta com uma população de aproximadamente 20 milhões de idosos, o que corresponde a cerca de 10% de toda a população do país. Este crescimento influenciou na economia, na educação e até mesmo na busca por políticas públicas que auxiliem em melhor qualidade de vida desta parcela populacional. Contudo, o aumento da violência contra idosos vai na contramão de tais iniciativas.

 

Além das dificuldades próprias do processo de envelhecimento, os idosos, muitas vezes, se deparam com a violência doméstica, que pode ser física ou psicológica, o desrespeito da sociedade, os maus tratos e negligência dos asilos e serviços de saúde. O último levantamento feito pelo Disque 100, que acolhe denúncias de violência e negligência contra pessoas idosas do Governo Federal, informou que apenas entre os meses de janeiro a junho do ano passado, o número de reclamações foi de mais de 16 mil, um crecimento acima de 15% em relação a 2014.

 

De acordo com a psicóloga Simone Matias, da Rede StarClub, qualquer tipo de agressão sofrida pode desencadear problemas de ordem emocional, desde depressão até desejo de suicídio. “Eles já passam por todos os problemas decorrentes da idade, como doenças próprias do envelhecimento. Os casos de agressão geram traumas desencadeando distúrbios psicológicos”, relata a especialista.

 

Campanha em todo o mundo

 

O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa surgiu para que as pessoas fossem alertadas contra os diversos tipos de agressões, sejam de ordem física, moral ou psicológica, dirigidas às pessoas com mais de 60 anos. A lembrança desta data (15/06) ganha importância no Brasil por causa da estimativa de que em 2050 o número de idosos será o dobro da população de crianças do país. Entretanto, o número de casos de violência aumenta a cada ano.


Comentários