Cuidado sua calçada pode ser uma cilada | TVCARUARU.com Para Smart TV, PC e Mobiles

Evento divulga primeiros resultados sobre avaliação nacional das calçadas do país   Mais de 400 problemas foram anotados em cidades de todo o Brasil. Maratona de avaliações termina no domingo (3)   Os primeiros resultados da maratona Calçada Cilada ser...

acessibilidade, calçadas, ciladas, buracos, postes, estreitas, rampasgaragens, degraus

Cuidado sua calçada pode ser uma cilada

Publicado por: TVCARUARU
29/03/2016 11:12:43

Evento divulga primeiros resultados sobre avaliação nacional das calçadas do país

 

Mais de 400 problemas foram anotados em cidades de todo o Brasil. Maratona de avaliações termina no domingo (3)

 

Os primeiros resultados da maratona Calçada Cilada serão divulgados nesta sexta-feira (1º de abril), durante o evento Caminhos para as Calçadas no Brasil, que será realizado no auditório da Fiam-Faam, em São Paulo.

 

No encontro, especialistas esperam fazer um balanço dos problemas encontrados em mais de 400 locais avaliados em todo o país e apontar soluções técnicas e políticas que possam melhorar o panorama da caminhabilidade nas cidades brasileiras

 

Entre os presentes, destaque para Tuca Munhoz, secretário-adjunto da Secretaria da Pessoa com Deficiência de São Paulo; Luis Eduardo Brettas, arquiteto, superintendente da SPUrbs; Paula Katakura, pró-reitora da Fiam-Faam; Helena Degreas e Kazuo Nakano, arquitetos e professores de Mestrado da Fiam-Faam; Andrew Oliveira, coordenador da maratona Calçada Cilada; Ramiro Levy, coordenador de projetos do Cidade Ativa; Meli Malatesta, arquiteta e doutora em mobilidade ativa; e Marcos de Sousa, editor e coordenador de campanhas do portal Mobilize Brasil.

 

A ideia da maratona Calçada Cilada é utilizar o aplicativo Cidadera (cidadera.com) para registrar o maior número possível de problemas (ciladas), como buracos, postes mal localizados, calçadas muito estreitas, rampas de saídas de garagens, degraus e outros obstáculos que impedem a circulação de quem caminhe ou circule com uma cadeira de rodas ou um carrinho de bebê.

 

Por que Calçadas Ciladas 2016?


Um dos motes da campanha neste ano é o debate da acessibilidade universal e inclusão, especialmente após a entrada em vigor da Lei Brasileira de Inclusão (Lei n o 13.146, de 6 de julho de 2015).

 

A #CalçadaCilada é o primeiro pontapé de uma série de atividades programadas para 2016 para estimular a melhoria da infraestrutura urbana para pedestres, incluindo calçadas, sinalização, arborização e segurança. No segundo semestre, por exemplo, o Mobilize Brasil fará a Campanha Calçadas do Brasil + 2016 para atualizar a avaliação de calçadas realizada entre 2012 e 2013.

 

Serviço:
Dia 1º de abril, das 8h30 às 12h30
Local: Auditório Fiam-Faam - Centro Universitário
Av. Liberdade, 749, 5º andar
São Paulo - SP
Informações: tel. (11) 3346-6200, com Adriana

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar