Cuidado sua calçada pode ser uma cilada

Publicado por: Editor Feed News
29/03/2016 11:12:43
Exibições: 866

Evento divulga primeiros resultados sobre avaliação nacional das calçadas do país

 

Mais de 400 problemas foram anotados em cidades de todo o Brasil. Maratona de avaliações termina no domingo (3)

 

Os primeiros resultados da maratona Calçada Cilada serão divulgados nesta sexta-feira (1º de abril), durante o evento Caminhos para as Calçadas no Brasil, que será realizado no auditório da Fiam-Faam, em São Paulo.

 

No encontro, especialistas esperam fazer um balanço dos problemas encontrados em mais de 400 locais avaliados em todo o país e apontar soluções técnicas e políticas que possam melhorar o panorama da caminhabilidade nas cidades brasileiras

 

Entre os presentes, destaque para Tuca Munhoz, secretário-adjunto da Secretaria da Pessoa com Deficiência de São Paulo; Luis Eduardo Brettas, arquiteto, superintendente da SPUrbs; Paula Katakura, pró-reitora da Fiam-Faam; Helena Degreas e Kazuo Nakano, arquitetos e professores de Mestrado da Fiam-Faam; Andrew Oliveira, coordenador da maratona Calçada Cilada; Ramiro Levy, coordenador de projetos do Cidade Ativa; Meli Malatesta, arquiteta e doutora em mobilidade ativa; e Marcos de Sousa, editor e coordenador de campanhas do portal Mobilize Brasil.

 

A ideia da maratona Calçada Cilada é utilizar o aplicativo Cidadera (cidadera.com) para registrar o maior número possível de problemas (ciladas), como buracos, postes mal localizados, calçadas muito estreitas, rampas de saídas de garagens, degraus e outros obstáculos que impedem a circulação de quem caminhe ou circule com uma cadeira de rodas ou um carrinho de bebê.

 

Por que Calçadas Ciladas 2016?


Um dos motes da campanha neste ano é o debate da acessibilidade universal e inclusão, especialmente após a entrada em vigor da Lei Brasileira de Inclusão (Lei n o 13.146, de 6 de julho de 2015).

 

A #CalçadaCilada é o primeiro pontapé de uma série de atividades programadas para 2016 para estimular a melhoria da infraestrutura urbana para pedestres, incluindo calçadas, sinalização, arborização e segurança. No segundo semestre, por exemplo, o Mobilize Brasil fará a Campanha Calçadas do Brasil + 2016 para atualizar a avaliação de calçadas realizada entre 2012 e 2013.

 

Serviço:
Dia 1º de abril, das 8h30 às 12h30
Local: Auditório Fiam-Faam - Centro Universitário
Av. Liberdade, 749, 5º andar
São Paulo - SP
Informações: tel. (11) 3346-6200, com Adriana

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar