Robô pernambucano se classifica para Competição Mundial | TVCARUARU.com Para Smart TV, PC e Mobiles

O robô i-Zak, da equipe CESAR/Voxar Labs, garantiu vaga na RoboCup 2016, que acontece em junho, na Alemanha   Desenvolvido pela equipe do CESAR em parceria com o Centro de Informática UFPE/Voxar Labs e com o Robolivre, o robô i-Zak prepara suas malas p...

robot, i-zak, cesar, recife, robotica

Robô pernambucano se classifica para Competição Mundial

Publicado por: TVCARUARU
12/03/2016 14:41:35

O robô i-Zak, da equipe CESAR/Voxar Labs, garantiu vaga na RoboCup 2016, que acontece em junho, na Alemanha

 

Desenvolvido pela equipe do CESAR em parceria com o Centro de Informática UFPE/Voxar Labs e com o Robolivre, o robô i-Zak prepara suas malas para mais uma viagem. A equipe acaba de ser classificada para participar da Competição Mundial de Robótica – a RoboCup 2016, que será realizada entre os dias 30 de junho a 4 de julho, na cidade de Leipzig, na Alemanha. O i-Zak, atual bi-campeão latino-americano, irá competir na categoria @Home.

 

Nos últimos anos, pesquisadores desenvolvem robôs que podem ser utilizados para desempenhar atividades como auxiliares domésticos. Na competição, os robôs precisam cumprir tarefas dentro de um ambiente caseiro, demonstrando comportamento inteligente e destreza ao reconhecer objetos.

 

O i-Zak é capaz de navegar de forma autônoma; reconhecer a voz e conversar com um ser humano; reconhecer objetos; verificar alguns sinais vitais, como temperatura e batimento cardíaco; e até identificar se uma pessoa está feliz ou triste. O bi-campeão tem um corpo cilíndrico e sem arestas, com um desenho orgânico, além de um sistema de reconhecimento de voz avançado.

 

O evento mundial promove competições em diferentes categorias, como a RoboCup Júnior, o futebol de robôs, além das etapas mais focadas para o mercado, como a @Work e a @Home, na qual a equipe pernambucana irá participar.

 

Veja mais informações sobre a RoboCup 2015 na página ofic

ial do evento: http://www.robocup2016.org/.

 

SOBRE O CESAR

 

O CESAR é um centro privado de inovação que cria produtos, serviços e empresas com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Desde 1996, a instituição desenvolve soluções em todo o processo de geração de inovação em e com TICs - desde o desenvolvimento da ideia, passando pela concepção e prototipação, até a execução de projetos para empresas dos mais diversos setores, como: telecomunicações, eletroeletrônicos, defesa, automação comercial, financeiro, logística, energia, saúde e agronegócio. Alguns clientes atendidos pelo CESAR são: Exército Brasileiro, Fundação Telefônica, Oi Futuro, Alcatel, Gemalto, Bematech, Rapidão Cometa, LG, Sonae Sierra Brasil, Whirlpool, Tetrapak, Motorola, Positivo, Samsung, CHESF, Siemens e Saraiva.

 

O CESAR desenvolve novos negócios, sendo certificado pela Startup Brasil desde 2014 para operar como uma Aceleradora oficial no programa de fomento a criação de startups no país. Também atua na área educacional, com cursos de extensão e mestrado profissional em TICs, além de oferecer consultorias tanto para a criação de modelos/metodologias educacionais inovadoras, como para criação de estratégias de negócio conectadas com tecnologia.

 

Prêmios e reconhecimentos nacionais validam a contribuição do CESAR para o desenvolvimento da indústria de inovação no país. Destaque para o Prêmio FINEP de Mais Inovadora Instituição de Pesquisa do Brasil (2004 e 2010), o Prêmio de Modelo de Negócios Mais Inovador do País pela Revista Época Negócios (2009) e o Prêmio Info200 de Melhor Empresa de Serviços de Software (2005)

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar