A tocha na terra do forró, do frevo e do São João

Publicado por: Editor Feed News
11/03/2016 10:42:43
Exibições: 629
Carolina Valadares
 
Pernambuco respira cultura, com um dos maiores carnavais do país, as danças do frevo e do maracatu, e a produção de carrancas. É terra de Luiz Gonzaga, Rei do Baião; do forrozeiro Dominguinhos, do cantor Alceu Valença e do músico Chico Science, que inovou com o movimento mangue beat. São essencialmente pernambucanas também a feira de Caruaru, onde acontece uma das maiores festas de São João do país; dos bonecos gigantes do Carnaval e das igrejas históricas de Olinda; das piscinas naturais de Porto de Galinhas, das obras artísticas de Brennand e do famoso bolo de rolo recheado com goiabada.
 
É por este cenário rico e diverso que a tocha dos Jogos Olímpicos 2016 vai desfilar entre o final de maio e início de junho, percorrendo 15 cidades pernambucanas. Do litoral ao clima serrano, em Gravatá e Garanhuns, passando pela caatinga, em Petrolina, e pelo velho Chico, além do rio Capibaribe, na capital Recife.
 
Para tornar o turismo de Pernambuco ainda mais atrativo, o Ministério do Turismo investiu mais de R$439 milhões, nos últimos 12 anos, em obras de infraestrutura turística, como pavimentação, sinalização, reurbanização de orlas, reforma de prédios históricos, entre outros. Com parte desses recursos Petrolina, por exemplo, reformou o Centro de Convenções e revitalizou o parque Joepha Coelho. Recife também fez a revitalização da orla de Boa Viagem e instalou placas de sinalização turística para melhor orientação dos visitantes.
 
Conheça aqui os atrativos dos municípios onde a tocha pernoitará em Pernambuco:

Petrolina - O município está à beira do rio São Francisco e é decorado com paisagens naturais e cenários marcantes da caatinga. Um passeio de barcas pelo Velho Chico faz o trajeto até Juazeiro. Outra opção para de visita é o Museu do Sertão, que resgata a cultura do homem sertanejo. No Centro de Artes Ana das Carrancas, encontra-se o artesanato típico da região: a carranca, escultura com forma animal colocada na proa dos barcos para afastar os maus espíritos. Artesãos confeccionam ao vivo na Oficina do Artesão Mestre Quincas.

Caruaru -  Quadrilhas com até 4 mil pessoas e um público de mais de 1,5 milhão de visitantes fazem do São João de Caruaru um dos maiores do País. A Feira de Caruaru com peças artesanais de barro, couro, palha e renda, também é um dos eventos superlativos da cidade. Os ateliês de cerâmica do Alto do Moura, inspirados na tradicional obra de Mestre Vitalino, cuja casa foi transformada em museu. Cidade rica em cultura e possui, ainda, o Espaço Elba Ramalho, com peças doadas pela cantora; o Museu do Cordel Olegário Fernandes; e o Museu Luiz Gonzaga, que conta a história do rei do Baião.

Recife - A capital de Pernambuco, cortada pelo rio Capibaribe e suas pontes, é tida a Veneza Brasileira. No bairro Recife Antigo, o traçado das ruas e a inspiração arquitetônica é legado da invasão holandesa no estado. Vale conhecer a Embaixada dos Bonecos Gigantes; a Torre Malakoff; o centro cultural do Paço do Frevo; e a Feira do Recife Antigo, aos domingos.  As xilogravuras de cordel na Casa da Cultura, no bairro de Santo Antônio, e o museu Cais do Sertão, no porto de Recife, o Instituto Ricardo Brennand, instituição cultural que guarda coleção de objetos histórico-artísticos, e a oficina Brennand.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar