Ipojuca é o destino turístico brasileiro que mais evoluiu na valorização do Meio Ambiente

Publicado por: Editor Feed News
11/12/2015 08:39:48
Exibições: 1,069

O município se destacou na preservação de suas reservas ecológicas e na separação e destinação adequada dos resíduos dos serviços de saúde da cidade


Por Pedro Henrique Fideles

O município pernambucano de Ipojuca, famoso pelas piscinas naturais de Porto de Galinhas, foi a cidade brasileira que mais se destacou quando o assunto é a valorização de seu patrimônio ambiental, de acordo com estudo de competitividade no turismo, divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas.

 

O Índice de Competitividade do Turismo Nacional permite avaliar o estágio real de desenvolvimento do turismo em cada município ou destino, entender onde as políticas de incentivo funcionaram e onde elas precisam ser repensadas. Para isso, monitora 65 destinos considerados indutores do desenvolvimento turístico do país. Ele analisa a situação de 13 categorias que compõem a atividade turística.

 

“O objetivo do estudo é fazer um diagnóstico e dar condições para que os destinos reconheçam as virtudes e as oportunidades, elevando o turismo à condição de atividade econômica essencial ao desenvolvimento do país”, disse o ministro Henrique Eduardo Alves.

 

A evolução dos aspectos ambientais se deve, especialmente, à preservação de reservas ecológicas, à existência de um órgão público destinado a coordenar as ações relacionadas ao Meio Ambiente e também e à separação e destinação adequada dos resíduos dos serviços de saúde da cidade. O município ocupa a 51ª posição no ranking geral de competitividade, obteve nota de 64,5 nesta categoria (em uma escala de 0 a 100), superando em 7,9 pontos percentuais o índice registrado no ano anterior. A estrutura de apoio e de acesso do município também recebeu boa avaliação. Para reduzir o impacto ambiental da atividade turística há um controle do número de visitantes diários para as piscinas naturais.

 

Além de Ipojuca, a capital pernambucana também foi destaque no estudo, ocupando a sexta posição no ranking de competitividade. Entre os atrativos turísticos de Recife, a pesquisa destaca a Praia de Boa Viagem, o Museu Cais do Sertão Luiz Gonzaga e os eventos programados para comemorar o Carnaval.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados