Escolas de Pernambuco participam do 2º Dia da Conectividade, organizado pela campanha de mobilização Internet na Escola

Publicado por: Editor Feed News
26/11/2015 12:59:11
Exibições: 940

Atendendo a pedidos de diversas regiões do país, a segunda edição do Dia da Conectividade acontecerá no dia 30 de novembro, como parte da mobilização nacional por Internet rápida nas escolas públicas


A campanha Internet na Escola é uma iniciativa da Fundação Lemann, do Instituto Inspirare e da Rede Nossas Cidades, em parceria com o Instituto de Tecnologia & Sociedade (ITS). A mobilização já recebe o apoio de diversas comunidades escolares e Secretarias de Educação e, atendendo a pedidos de alguns estados, realizará o 2º Dia da Conectividade na próxima segunda-feira, 30 de novembro.


Pela segunda vez, escolas de todo país realizarão ações como parte da mobilização que tem como objetivo a garantia de Internet rápida que cheguem às salas de aula brasileiras para tornar possível o uso de tecnologias.



A principal proposta do Dia da Conectividade é o engajamento da comunidade para a realização do teste de velocidade, disponível no site da campanha, para a inclusão das escolas no Mapa da Conectividade. “Este mapa será entregue ao Governo Federal e poderá servir de base para identificar a priorização de investimento”, explica Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann. Atualmente, já são mais de 70 mil testes feitos em todo país, com a participação de mais de 3.300 escolas de todos os estados brasileiros.



O movimento Internet na Escola oferece materiais e sugestões de atividades para que os organizadores formem diferentes frentes de trabalho e incluam outras ações de engajamento e de comunicação online em sua programação, como o envio de e-mail à Presidência da República pedindo por conexão rápida em todas as escolas. Cerca de 24 mil e-mails já foram enviados desde o início da campanha, em agosto deste ano. Para participar do dia de ação, alunos e professores podem realizar a inscrição no site:
www.internetnaescola.org/#participe.



"Garantindo acesso à Internet veloz, as novas tecnologias poderão contribuir de maneira significativa com a promoção da qualidade e equidade na educação brasileira; com conectividade podemos aproximar a educação ao século XXI", afirma Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare.



O estado do Rio de Janeiro realiza hoje, dia 25 de novembro, o 2º Dia da Conectividade. O movimento espera a adesão dos demais estados no dia 30 de novembro.



10 MEGA
No mundo todo as plataformas, ferramentas e aplicativos já são utilizados para potencializar o ensino e auxílio do professor. “Outros países estão discutindo e implementando uma velocidade de conexão de 50 ou 100 MEGA para cima. Aqui no Brasil, estamos pedindo 10 MEGA, em contraste aos 2 MEGA prometidos pelo atual programa Banda Larga nas Escolas, que tem se mostrado ineficiente e muitas vezes não chega até as salas de aula ou aos laboratórios de informática”, afirma Anna Livia Arida, diretora da Rede Nossas Cidades.



O movimento espera impactar o Governo Federal com a assinatura, até o final deste ano, de um compromisso formal por Internet rápida em todas as escolas públicas brasileiras, a ser implementado já em 2016.



“Conectar as escolas brasileiras à Internet de alta velocidade pode mudar o perfil da educação no país. Não podemos perder essa oportunidade e ficar para trás na história”, alerta Ronaldo Lemos, diretor do Instituto de Tecnologia & Sociedade (ITS).

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados