Você sabe o que é Vigorexia?

Publicado por: Editor Feed News
09/10/2015 09:27:32
Exibições: 1,122
''
''

A obsessão pelo corpo definido é um Transtorno Psicológico e se torna mais comum nessa época do ano. 

A chegada do verão se aproxima e é nessa época que as pessoas pensam que é à hora para começar a fazer exercício para ficar com o corpo bonito. É preciso tomar alguns cuidados na hora de treinar para não comprometer nenhuma parte física, mas o que pouca gente sabe que é o psicológico que influencia muito nessas horas. E quem quer um resultado rápido em um curto espaço de tempo acaba optando por escolhas não benéficas para sua saúde mental.

 

A Vigorexia, também conhecida como Transtorno Dismórfico Muscular, é um exemplo disso. O transtorno psicológico é caracterizado por quem tem uma obsessão pela aparência, ou seja, no pensamento de quem sofre com a vigorexia o resultado da malhação nunca está bom porque ainda se preocupa em ficar com a estrutura muscular mais definida. Então, ficar obcecado no Projeto Verão pode virar uma doença.


A psicológica Carla Ribeiro revela que a Vigorexia é o excesso de exercícios, mais o culto ao corpo e os danos destes fatores a este indivíduo psicologicamente. Além dos exercícios em exagero, essas pessoas também passam dos limites em relação a dietas alimentares, sendo que tudo isso tem causa psicológica. Quem sofre com a vigorexia não percebe isso porque, dentro do individuo, existe apenas uma compulsão, a de ficar ainda mais sarado”, conta.

 

Assim, os principais sintomas do transtorno são dores musculares, excesso de cansaço, fome, irritabilidade e principalmente ansiedade, diz a especialista . “O indivíduo desenvolve sintomas obsessivos compulsivos. Quanto mais se exercitam mais ficam insatisfeitos. Se sentem inferiores, o que não condiz ao corpo musculoso, o que acaba agravando os sintomas de ansiedade podendo chegar a uma depressão”, revela a psicóloga que atende na Taquara no Rio de Janeiro e é voltada para a saúde do homem.

 

Os” vigoréxicos” geralmente não procuram ajuda em um primeiro momento por não terem consciência da compulsão pelo corpo perfeito. “O tratamento da pessoa vigoréxica é feito para que o indivíduo se aceite como ele é. E que busque a se conhecer mais e possa ter maior controle dos pensamentos obsessivos na mudança corporal. Fazendo as mudanças de maneira saudável. Assim, o primeiro passo é cortar o uso de esteróides e anabolizantes para não prejudicar ainda mais a saúde”, conclui.

 

Serviço: Carla Ribeiro

Psicóloga Clínica e Hospitalar voltada para Saúde do Homem

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados