De Toritama para o mundo

Publicado por: Editor Feed News
04/09/2015 12:08:49
Exibições: 981
''
''

ELIAS TERGILENE, APRESENTA SHOPPING ESCOLA EM NOVA IORQUE

Durante lançamento da Favela Holding – conjunto de empresas que prestam serviços nas periferias –, empresário irá apresentar aos convidados da Semana Global da Cufa o projeto do UAI Toritama, primeiro shopping escola do mundo


No dia 16 de setembro, Elias Tergilene, presidente do Grupo UAI e Fundação Doimo, estará na Semana Global da Cufa, em Nova Iorque, para o lançamento mundial da Favela Holding (FHolding). A iniciativa foi criada por Celso Athaíde, coordenador da Central Única das Favelas (Cufa), e reúne um conjunto de empresas que têm como objetivo o desenvolvimento econômico e social das favelas e de seus moradores. Tergilene, como acionista do projeto, irá apresentar aos convidados as oportunidades de negócio que estão disponíveis nas periferias, e como o Brasil está inovando com essa tecnologia social.


A Favela Holding é formada por empresas que prestam serviços nas áreas de finanças, produção audiovisual, pesquisa, distribuição, produção editorial, produção de eventos, assessoria esportiva e fabricação de móveis. Uma mistura de ofertas para o universo da periferia. “Temos, por exemplo, o Favela Vai Voando, uma empresa de venda de passagens aéreas nas favelas e com um valor bem acessível. O morador pode realizar o pagamento até por carnê”, explica Tergilene.


Elias Tergilene é parceiro e acionista da Favela Holding. O empreendedor social acredita que iniciativas como essa sejam importantes para que todo o mercado perceba a potência econômica existente na periferia. Uma pesquisa realizada pelo Data Favela - Uma das empresas da holding social - comprova o quanto as comunidades são promissoras. Só em 2014 seus moradores movimentaram cerca de R$ 70 bilhões.


O lançamento da Favela Holding será realizado por Tergilene e Preto Zezé, futuro presidente global da Cufa. Na ocasião, os convidados também terão a oportunidade de conhecer outra parceria do Grupo UAI, Fundação Doimo e Favela Holding: o primeiro Shopping Escola do mundo, localizado em Toritama (PE), no Agreste Pernambucano. Para o Grupo UAI e Fundação Doimo, investir na capacitação e desenvolvimento de comerciantes informais é garantir que o Brasil possa ser referência em empreendedorismo na base da pirâmide. “Nossa expectativa é que o UAI Toritama funcione como um berçário dos empresários do futuro e que os empreendedores possam expandir seu negócio”, reforça Tergilene.


Semana Global da Cufa


O lançamento da Favela Holding em Nova Iorque faz parte da Semana Global da Cufa, que será realizada entre os dias 12 e 18 de setembro, no Harlem, em Nova Iorque. O evento foi criado para propor trocas de experiências e vivências entre as favelas de todo o mundo. Além disso, de acordo com a Cufa, será possível propor o debate sobre o papel do empreendedorismo social e o empoderamento dos moradores de favelas e periferias como armas de combate à violência e ao preconceito social.


No encerramento da semana, a Cufa receberá uma homenagem da Organização das Nações Unidas (ONU) pelos 20 anos de atuação na área social. O evento será realizado na sede da ONU durante a UN General Assembly, com importantes líderes internacionais.


Fundação Doimo e Grupo UAI


A Fundação Doimo é a responsável por administrar os shoppings que integram o Grupo UAI. Com o trabalho em conjunto, a rede caracteriza-se por ser metade empresarial, metade social. Enquanto os shoppings do Grupo UAI trabalham com custo de ocupação dimensionado, para que o lojista ofereça produtos de qualidade a preços justos, a Fundação apoia a organização e o desenvolvimento econômico e social dos camelôs e feirantes.


Juntas, as duas instituições estudam os anseios de pessoas e grupos sociais alocados na base da pirâmide econômica. E, assim, resgatam a economia social e capacitam empreendedores para atuarem no mercado, promovendo a formação de novos lojistas e a profissionalização e formalização dos que estão no mercado informal.
Atualmente, a rede conta com quatro espaços em funcionamento: UAI Shopping Centro e UAI Shopping O Ponto, em Belo Horizonte (MG), UAI Shopping São José, localizado em Manaus (AM) e UAI Shopping Agamenon, em Toritama (PE). Outros dois shoppings estão em construção pelo Brasil, com destaque para o Cidade das Compras, que será construído no Agreste Pernambucano e será o maior complexo de compras da América Latina. Todos os empreendimentos do Grupo UAI contam com as ações de desenvolvimento social criadas pela Fundação Doimo.


SERVIÇO
Lançamento da Favela Holding na Semana Global da Cufa
Data: 16 de setembro
Horário: 12h às 14h (Coquetel de lançamento a partir das 13h30)
Local: 4 West 43rd Street, New York (Green Gallery)

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar