Você sabia que agosto é o mês do divórcio?

Publicado por: Editor Feed News
31/08/2015 17:11:13
Exibições: 1,221
''''
''''

Agosto é o mês em que os casais mais se divorciam.

Índice de divórcios aumenta 21% no segundo semestre do ano

São Paulo, 31 de agosto de 2015 – De acordo com o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP), entidade que congrega os cartórios de notas paulistas, o índice de divórcios aumenta 21% no segundo semestre do ano no Estado de São Paulo. No País, esse índice é de 16,4%.

 

Na série histórica da entidade, que computa os atos lavrados em cartórios desde 2007, os meses em que os casais mais se divorciam são, respectivamente, agosto, com quase 10% do total registrado por ano nos cartórios, dezembro e outubro.

 

Podem se divorciar no cartório de notas os casais sem filhos menores ou incapazes e aqueles que têm filhos menores com questões como pensão, guarda e visitas resguardadas na esfera judicial. Também é necessário que não haja litígio entre o casal. Na escritura pública lavrada pelo notário, o casal poderá estipular as questões relativas à partilha dos bens (se houver), ao pagamento ou à dispensa de pensão alimentícia e à definição quanto ao uso do nome, se um dos cônjuges tiver adotado o sobrenome do outro.

 

“Os divórcios em cartório são feitos de forma rápida, simples e segura pelo tabelião de notas. O CNB/SP ressalta que mesmo os casais que já tenham processo judicial em andamento podem desistir dessa via e optar por praticar o ato por meio de escritura pública em cartório, quando preenchidos os requisitos da lei”, afirma o presidente do CNB/SP, Carlos Fernando Brasil Chaves.

 

O que é o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo

 

O Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo é uma das mais antigas entidades representativas da atividade de cartórios no Brasil. Fundado em 1951, o CNB-SP se concentra na busca do idealismo e do enfrentamento de questões relativas à classe notarial, sem se descuidar do cumprimento de sua função social e da compreensão da importância da atividade notarial pela sociedade. Para saber mais: www.cnbsp.org.br.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados