A Olimpíada Pernambucana de Informática (OPEI) está na reta final do período de inscrições

Publicado por: Editor Feed News
11/08/2017 18:28:12
Exibições: 667

O evento ocorrerá no dia 23 de setembro e visa despertar o interesse de jovens dos ensinos fundamental e médio para a área de computação

 

Recife - Da Assessoria - O período de inscrições para a OPEI (Olimpíada Pernambucana de Informática), organizada por alunos do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco e destinada a estudantes dos ensinos médio e fundamental, já está na sua reta final. Para que um aluno possa participar da Olimpíada, é preciso que um representante da instituição de ensino, ou “Delegado”, realize uma indicação para organização da OPEI até o dia 31 de agosto.

 

Qualquer professor ou funcionário pode se tornar um Delegado da OPEI. Basta que ele leia o regulamento (https://pet-informatica.github.io/opei/download/regulamentoOPEI.pdf) e envie um e-mail parainscricoes.opei@gmail.com com o seu nome, instituição de ensino em que trabalha, função exercida, telefone e endereço da instituição. Além disso, é necessário que o candidato a Delegado da OPEI também informe como ficou sabendo sobre a olimpíada.

 

O evento, que está na sua terceira edição, é baseado no modelo da Olimpíada Brasileira de Informática e visa estimular os jovens a entrarem na área da computação através de desafios e problemas de Lógica, Matemática e Computação.

 

A OPEI é uma olimpíada de fase única. A edição de 2017 ocorrerá no dia 23 de setembro no Centro de Informática (CIn) da UFPE. Qualquer aluno de qualquer instituição pública ou privada de ensino de Pernambuco pode participar. As modalidades do evento são:

 

● Modalidade 1: prova teórica - 8º, 9º ano;

● Modalidade 2: prova teórica - Ensino médio (1º, 2º e 3º ano);

● Modalidade 3: prova prática - Ensino médio (1º, 2º e 3º ano).

 

Depois do registro dos resultados, os alunos mais bem colocados são convidados para uma cerimônia de premiação no Centro de Informática. Na ocasião, todos os participantes recebem certificados e os vencedores da olimpíada são premiados. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de assistir palestras de alunos do CIn e de profissionais das empresas parceiras da OPEI.

 

Este ano, os patrocinadores da OPEI são a Tempest e a In Loco Media, duas empresas de tecnologias que nasceram em Pernambuco. “É uma grande honra para a In Loco, uma empresa que nasceu dentro do Centro de Informática da UFPE, apoiar um evento como a OPEI pelo segundo ano consecutivo”, comenta André Ferraz, CEO da In Loco Media.

 

“O interesse dos jovens na área da computação é crescente. Em 2015, a primeira edição da OPEI reuniu 75 alunos. Já a segunda, teve 223 inscritos. A expectativa para a edição deste ano é continuar crescendo a quantidade de estudantes interessados”, pontua Marcela Azevedo, organizadora da OPEI.

 

“Também é importante ressaltar que, diferente do cenário atual do mercado de trabalho na área de TI, na OPEI 43% das participantes são do gênero feminino, praticamente a metade dos alunos inscritos. Assim, a OPEI também estimula um ambiente com uma taxa de participação feminina mais equilibrada na área da computação”, avalia Maria Júlia Godoy, que também faz parte da organização do evento.

 

Sobre a OPEI

Pensada desde 2014 e com sua primeira edição em 2015, a Olimpíada Pernambucana de Informática (OPEI) é um projeto criado pelo PET-Informática em parceria com o Centro de Informática (CIn) da UFPE. Baseada no modelo da Olimpíada Brasileira de Informática, a OPEI tem como objetivo principal estimular os jovens a entrarem na área da computação através de desafios e problemas de Lógica, Matemática  e Computação.

 

Sobre a In Loco Media

A In Loco Media (www.inlocomedia.com) é a primeira rede de publicidade mobile baseada em localização indoor do mundo a disponibilizar os anúncios em locais definidos pelo anunciante com o objetivo de atrair visitas físicas ao varejo. Sua tecnologia exclusiva - baseada em sinais wi-fi, GPS e sensores inerciais (acelerômetro, giroscópio e campo magnético) - foi eleita como a mais precisa do mercado global em 2014 pela Microsoft Research e é 30 vezes mais eficaz que apenas o uso do GPS.

 

Fundada em 2011, em Recife, a partir de um projeto criado por alunos do curso de Ciência da Computação na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, a startup pernambucana hoje é pioneira no mercado de soluções baseadas em dados geolocalizados, análise do comportamento dos dados de geolocalização dos dispositivos móveis e mobile advertising na América Latina.

 

Graças à vocação para o pioneirismo e inovação, em 2015, a In Loco Media conquistou 2 troféus de ouro Lead Generation e Location Based em parceria com a agência Ginga, além de ter sido considerada uma das 10 startups mais promissoras do mercado publicitário no Cannes Lions. Para 2017, o objetivo é o fortalecimento de sua presença nos mercados europeu, norte-americano e latino-americano, além da contínua liderança global em soluções de dados e anúncios geolocalizados.

 

SERVIÇO:

Olimpíada Pernambucana de Informática (OPEI)

Dia 23 de setembro de 2017

Local: Centro de Informática da UFPE

Entrada gratuita

Informações: https://pet-informatica.github.io/opei/

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados