Secretaria de Justiça implanta Central voltada para homens autores de violência doméstica no Recife

Publicado por: Editor Feed News
20/03/2017 15:58:13
Exibições: 836

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através da Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais), em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), implantam nesta terça-feira (21), às 14h30, a Central de Apoio às Medidas e Penas Alternativas (Ceapa) Especializada em Violência Doméstica e Familiar. A ação faz parte do Projeto Novo Horiz ♂nte promovido pela 2ª Vara de Violência Doméstica do Recife. A nova CEAPA realizará o trabalho dos Grupos Reflexivos de Educação e Responsabilização para homens autores de violência encaminhados por determinação judicial.

 

A inauguração contará com a presença do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, da secretária executiva de Justiça e Promoção dos Direitos do Consumidor, Mariana Pontual, e da juíza titular da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Marylúsia Pereira Feitosa Dias de Araújo. Também foram convidados para a solenidade, a juíza e coordenadora dos Juizados Especiais, Ana Luisa Wanderley Mesquita Saraiva Câmara, o juiz titular da Vara de Execução de Penas Alternativas (VEPA), Flávio Augusto Fontes de Lima, a desembargadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, Daisy Pereira, e a secretária da Mulher do Estado, Silvia Cordeiro.

 

A Ceapa especializada em violência contra a mulher irá funcionar na Rua Dom Manoel Pereira, nº 170, Santo Amaro - Recife/PE.  Os cumpridores encaminhados ao serviço chegarão através de medida cautelar dentro das medidas protetivas aplicadas. No atendimento ao cumpridor, a Ceapa conta com três psicólogos, servidores do Tribunal e uma assistente social da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. A Gepais fiscaliza e monitora os cumpridores através das Ceapas, que atuam diretamente nas Comarcas e Juizados Especiais Criminais.

 

As atividades dos Grupos Reflexivos têm como objetivo proporcionar ponderações sobre os diversos temas: gênero, família, cultura e contexto social, visando desnaturar os padrões violentos e contribuir para a sua responsabilização no cumprimento das alternativas penais. Os encontros contam com cerca de 10 participantes e acontecem quinzenalmente, com duração aproximada de duas horas, somando ao todo 12 encontros, ou mais, dependendo da necessidade do grupo.

 

 

Serviço:

Inauguração da Central de Apoio às Medidas e Penas Alternativas (Ceapa) da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar do Recife

 

Data: 21/03/2017

Horário: 14h30

Local: Rua Dom Manoel Pereira, nº 170, Santo Amaro - Recife/PE.

Telefone (Ceapa): (81) 3181.9456.  / E-mail: ceapa2vvdfm@gmail.com

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar