“Posso morrer dormindo?” Veja curiosidades sobre a diabetes.

Publicado por: Editor Feed News
22/10/2016 20:34:41
Exibições: 1,094

Embora seja uma doença que atinge de 10% a 12% da população brasileira,

e que, em 2030, deve afetar mais de 439 milhões de pessoas no mundo todo, o diabetes ainda pode ser um assunto que desperta dúvidas e guarda curiosidades interessantes. Você sabia, por exemplo, que os diabéticos podem, sim, morrer dormindo? E que, no passado, os médicos experimentavam o xixi dos pacientes para saber se eles tinham diabetes? Por isso, sua matéria traria uma lista de 10 curiosidades sobre o diabetes que os leitores nem imaginavam que pudessem estar ligadas à doença. Abaixo, três exemplos de curiosidades que podem ser levantadas na pauta. Ofereço a vocês um dos nossos especialistas para falar sobre o assunto, reunindo uma lista ainda maior que essa com coisas interessantes a serem apresentadas.

 

1- DIABÉTICOS PODEM MORRER DORMINDO? 

Sim, Pacientes diabéticos em tratamento podem sofrer quedas glicêmicas anormais durante o sono, um efeito chamado de hipoglicemia noturna que pode ser extremamente perigoso e até mesmo fatal. No entanto, atualmente existem medicamentos de alta geração que conseguem oferecer uma liberação de insulina mais lenta, estável e duradoura, protegendo os pacientes de episódios como este e reduzindo-os em até 25%.

2- MÉDICOS PROVAVAM O XIXI DOS PACIENTES ?

Sim, verdade, antigamente, quando ainda não existiam exames para detecção da doença, o único método com que os médicos contavam na hora de diagnosticar a diabetes era provando a urina dos pacientes. Sim, isso mesmo: eles provavam algumas gostas do xixi e, se sentissem gosto de açúcar, fechavam o diagnóstico.

3- O ALIMENTO QUE FAZ MAIS MAL AO DIABÉTICO NÃO É O DOCE ?

Por incrível que pareça, o maior inimigo dos diabéticos neste sentido é o carboidrato, biomolécula que, quando metabolizada, se transforma em açúcar. Ou seja, é hora de controlar a ingestão de macarrão, pão e batata, por exemplo.

Compartilhar

Vídeos relacionados