Idade da mulher interfere na capacidade de engravidar

Publicado por: Editor Feed News
15/03/2016 12:09:40
Exibições: 812

De acordo com o ginecologista e especialista em Reprodução Humana, Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, diretor da Fertivitro, a partir dos 35 anos, a qualidade dos óvulos começa a enfraquecer, diminuindo as chances de uma gravidez

 


São Paulo, 15 de março de 2016 — A idade da mulher interfere diretamente em seu sucesso reprodutivo. Devido ao declínio do número e da qualidade dos óvulos, a chance de uma mulher engravidar após os 35 anos é menor. Uma gravidez depois dos 40 anos torna-se, ainda, mais crítica. Acima de 40 anos já é considerada uma gestação de risco. Já no homem, o impacto da idade em relação à gestação é menor, pois ele produz a célula basal que dará origem aos espermatozoides por toda a vida. “Isso acontece porque a mulher nasce com um número de óvulos já definido, sendo assim, ela irá consumir estas células durante a vida reprodutiva (aproximadamente, dos 10 anos até cerca 48 anos)”, explica o ginecologista e especialista em Reprodução Humana, Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, diretor Fertivitro.

 

Dr. Luiz alerta que o envelhecimento celular leva a uma diminuição do seu potencial, aumentando significativamente as alterações cromossômicas, o que aumenta também as taxas de abortamento e o número de nascimentos com alteração cromossômica,

 

É muito importante que a mulher saiba que se tiver menos de 35 anos, ela deverá tentar por um ano uma gestação espontânea e, caso não consiga engravidar, o indicado é procurar um especialista em Reprodução Assistida. Já para as pacientes com mais de 35 anos, a sugestão é de após seis meses. “Quanto antes a paciente procurar pelo especialista, melhor será o resultado do tratamento indicado”, ressalta Dr. Luiz.

 

Porém, mulheres com mais de 35 anos, que desejam ter filhos e não conseguem de forma natural, podem recorrer aos tratamentos de Reprodução Assistida (RA) para engravidar. Neste caso, existem três tipos procedimentos: coito programado, cuja relação sexual é programada no período fértil; Inseminação Intrauterina (IIU), que consiste em selecionar os melhores espermatozoides e colocá-los dentro do útero, para facilitar o encontro do óvulo com os espermatozoides; e a fertilização in vitro (FIV), em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório.

 


Confira a taxa de gravidez por idade em tratamento de Reprodução Assistida (Fertilização in vitro/ Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides)

Idade da Mulher

Taxa de gravidez clínica

Menos de 35 anos

37,3%

Entre 35 e 39 anos

29,1%

40 anos ou mais

17,3%

Fonte: RLA 2000

 

Sobre o Dr. Luiz Eduardo Albuquerque

 

Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, diretor clínico da Fertivitro, é ginecologista especialista em Reprodução Humana. Mestre em Ginecologia pela Unifesp e pós-graduado em Ginecologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (RJ), possui o TEGO - Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, certificado pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

 

Em seu currículo internacional destacam-se: título de especialista em Reprodução Humana peloInstituto Dexeus, certificado em Barcelona, na Espanha; membro da American Society for Reproductive Medicine (ASRM), nos Estados Unidos; e membro da European Society of Human Reproductive and Embriology (ESHRE), na Bélgica.

 

O profissional atuou como diretor do Núcleo de Esterilidade Conjugal do Centro de Referência da Saúde da Mulher, no Hospital Pérola Byington, em São Paulo (SP), durante os anos de 2001 a 2003.

 

Foi médico do setor de Reprodução Humana da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), entre 2004 e 2014.


Sobre a Fertivitro

 

 Fertivitro — Centro de Reprodução Humana, clínica especializada em tratamentos para a infertilidade, alia tecnologia de última geração a um atendimento humanizado.   

 

A Fertivitro iniciou suas atividades em 2002, com o objetivo de ampliar os casos de sucesso no tratamento da infertilidade. A clínica reúne profissionais constantemente atualizados, de grande reputação e conhecimento na área reprodução assistida.

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar