O nordeste tem a maior rede de TVs online do país

Publicado por: Editor Feed News
04/12/2015 16:26:44
Exibições: 1,623

 

 Por Mike N.

A TV Shopshow - The Mobile Television Network surgiu em Salvador em outubro de 1989. O programa foi exibido por emissoras  abertas, TV Band Canal 13 SP, TV Band Cascavel (PR), TV Band, TV Itapoã e TV Aratu, as duas últimas em Salvador. Por volta do ano 2000, o programa  migrou para a internet no formato site de notícias e investiu em pesquisas para televisão via internet. Em 2013 lançou sua OVP (Online Vídeo Plataform) para Smart TV, PC e Móbiles e desde então mantém suas pesquisas e investe permanentemente em tecnologias de televisão para dispositivos móveis.

 

Hoje a TV Shopshow forma uma rede com 120 outras emissoras, que transmitem via CDN, em todo o Brasil, uma programação voltada para o mercado textil no agreste de pernambuco, contribuindo para o crescimento de pequenos e médios empreededores da região. "Até fins de 2017 pretendemos estar presentes em pelo menos 300 cidades com população acima de 100 mil habitantes, que disponham de bons serviços de banda larga e possam gerar conteúdo local". afirma Robson Santos, diretor de expansão da @TMTNSTREAM. Em cada emissora será investido o equivalente a 29 Mil Euros, na instalação da plataforma, servidores exclusivos e equipamentos básicos.

 

A emissora  atende sua demanda de consumo de banda através de servidores próprios (cdnfull) baseados em Berlim, Alemanha. Além do conteúdo principal (vestuário), outros programas fazem parte da grade e alcançam mais de 1 milhão de views mensais. As emissoras estão presentes em todas as redes sociais (Facebook,Twitter e G+ além do Youtube).

 

O momento é propício se consideramos as últimas pesquisas da comScore , que entre outros dados, revela que os brasileiros estão assistindo mais vídeos sob demanda, como exemplo dos oferecidos pelo Netflix e  YouTube, do que a TV aberta. Segundo uma pesquisa feita pela IMS Internet Media Services, em parceria com a comScore, 82% dos brasileiros consomem vídeos sob demanda e 73% assistem à TV aberta. (1)

 

O estudo foi feito com 8.376 pessoas de seis países da América Latina (2.083 do Brasil) entre os dia 02 e 10 de setembro de 2015. Elas tiveram que completar uma avaliação online sobre o consumo de vídeos digitais nos últimos três meses.

 

De acordo com a pesquisa, os brasileiros passam 13,6 horas assistindo a vídeos digitais – sendo que 37,5% desse tempo (5,1 horas) é gasto vendo conteúdo em smartphones. Enquanto isso, os usuários estão passando apenas 5,5 horas semanais na frente da TV, seja ela aberta ou paga.

 

Em toda a América Latina, a quantidade de tempo gasto na internet representa 44% do tempo total gasto em todas as mídias (rádio, revista e jornal) e é quase o dobro do tempo gasto assistindo à televisão.

 

Com relação ao conteúdo, vídeos gerados por usuários e tutoriais são os mais vistos em smartphones e tablets. Já séries e filmes são mais consumidos na televisão e em computadores. Aliás, os brasileiros estão assistindo mais a esse tipo de conteúdo a partir de serviços pagos.

 

Isso não é novidade, já que o Netflix (um sistema de streaming de vídeos pago) no Brasil é o segundo mercado da empresa que mais cresce no mundo, com 2,2 milhões de clientes.

 

(1) Fonte: Artigo produzido por INFO EXAME (04/11)

Imagens de notícias

Tags:

Compartilhar

Vídeos relacionados